Projetos Nacionais de Investigação

A cada novo projeto, estamos mais próximos de um biofuturo.

Os projetos nacionais de investigação do RAIZ são desenvolvidos em parceria, principalmente com polos de investigação de universidades portuguesas, com a The Navigator Company e outras empresas nacionais.

Este trabalho de equipa e partilha de saber tem permitido progressos consolidados na área da investigação e desenvolvimento tecnológico, tendo já resultado no registo de patentes.

 

Proteus

Produtos e tecnologias para o setor do Eucalyptus globulus.

Desenvolvimento de produtos de cimento com base em resíduos inorgânicos e lamas biológicas. Adicionalmente serão também desenvolvidos processos de tratamentos para eliminação de compostos organoclorados em efluentes de branqueamento. O resultado esperado é a produção, à escala laboratorial, de geo-polímeros, cimentos, clinquer e biochar com potencial comercial. A demonstração de uma tecnologia piloto para a remoção de compostos organoclorados de efluentes fabris será um outro resultado previsto para este projeto.
Programa de financiamento

Duração

36 meses (1.10.2016 - 30.09.2019)

Parceiros

The Navigator Company, RAIZ, Universidade de Aveiro, Ventilaqua e Saint Gobain Weber.

Celsmartsense

Plataformas eletrónicas de base celulósica para biodeteção.

Objetivos: O projeto tem como objetivo a demonstração de plataformas eletrónicas flexíveis em matrizes celulósicas para a deteção de pHs por métodos de colorimetria e eletroquímicos, a avaliação técnica e económica das plataformas de biossensor produzidas e a validação dos novos produtos em aplicações reais, por exemplo no setor agroalimentar.
Programa de financiamento

Duração

18 meses (1.10.2016 - 31.03.2018)

Parceiros

The Navigator Company, RAIZ e CENIMAT/i3N (Universidade Nova de Lisboa).

Inpactus

Produtos e Tecnologias Inovadoras a partir do Eucalipto.

O Projeto Inpactus - Produtos e Tecnologias Inovadoras a partir do Eucalipto é um projeto de I&D estruturante. Este projeto pretende a criação de um Centro de Excelência Universidade-Indústria para fazer face aos desafios atuais das áreas de Pasta, de Papel e de Tissue, assim como nas áreas emergentes das biorrefinarias e dos bioprodutos. O principal resultado esperado é o estabelecimento de uma rede de competências para desenvolver novos produtos pasta, papéis UWF com características melhoradas e novas aplicações, processos otimizados de produção de papel tissue e produtos tissue melhorados e, produtos de biorrefinaria, desde biocombustíveis, compostos químicos até novos materiais celulósicos.
Programa de financiamento

Duração

48 meses (01.02.2018 - 31.01.2022)

Parceiros

The Navigator Company, RAIZ, Universidade de Coimbra e Universidade de Aveiro.

Ficha do Projeto

Ganha

Gestão sustentável de Acacia spp: Controlo natural e outras metodologias para recuperação de habitats em áreas classificadas.

O objetivo é o controlo de plantas invasoras em áreas protegidas identificadas pelo consórcio, incluindo numa propriedade da companhia na região de Sines. Uma das atividades consiste no controlo biológico da acácia-de-espigas, da mimosa e da austrália (com inimigos naturais).
Programa de financiamento

Duração

36 meses (01.03.2017 - 28.02.2020)

Parceiros

Universidade de Coimbra, RAIZ, Câmaras Municipais de Vagos e Figueiró dos Vinhos.

E-Globulus

Plataforma online de transferência de conhecimento do RAIZ para a gestão florestal de povoamentos de eucalipto.

Projeto de comunicação e transferência de conhecimento da investigação do RAIZ - Instituto de Investigação da Floresta e do Papel através da disponibilização gratuita de uma plataforma online para auxiliar o planeamento de operações silvícolas visando uma gestão florestal sustentável caso-a-caso.
Programa de financiamento

Duração

24 meses (01.11.2017 - 31.10.2019)

Parceiros

RAIZ - Instituto de Investigação da Floresta e do Papel.

Valorcel

Desenvolvimento de sistemas poliméricos reforçados com fibras de celulose, valorizando a aplicação em produtos eco-sustentáveis.

Desenvolvimento de um compósito de polipropileno (PP) reforçado com fibra de celulose. O compósito desenvolvido (PP 30 gPS) pode ser utilizado na produção de produtos através do processo de injeção de plásticos. Os resultados obtidos possibilitarão a criação de uma nova área de negócio para a empresa: Biocompósitos;

Parceiros

The Navigator Company, RAIZ, Polo de Inovação em Engenharia de Polímeros (PIEP)

ver apresentação website

Mpaper

Modelos de simulação do comportamento da estrutura da folha de papel quando sujeita a variações de humidade e temperatura adotando a metodologia multi-escala.

Uma ferramenta que simula o comportamento da estrutura do papel e que contribuiu para a obtenção de uma folha de papel melhorada, diferenciada e logo um produto de qualidade superior.

Parceiros

The Navigator Company, RAIZ, Polo de Inovação em Engenharia de Polímeros (PIEP) e Universidade do Minho.

ver apresentação