Equipa de Investigação

A equipa do RAIZ é constituída por Investigadores, Técnicos e Bolseiros, cujo trabalho se reflete em soluções inovadoras para a fileira silvo-industrial.

Colaboradores

Adelaide Machado
Formação :
Licenciatura em Biologia (2009) e Mestrado em Biodiversidade e Biotecnologia Vegetal (2010), Universidade de Coimbra
Cargo :
Técnica Superior de Investigação
Desempenha funções de investigadora na área de Inovação na Propagação de Plantas e de apoio à atividade de controlo de qualidade dos viveiros operacionais. Competência em sistemas de produção vegetativa.

Adriana Vidal Vieira
Formação :
Mestrado em Engenharia Agro-Pecuária, Escola Superior Agrária de Coimbra (2017)
Cargo :
Técnica Superior de Laboratório
Implementação de métodos e realização de ensaios laboratoriais no âmbito da análise de solos, material vegetal, do controlo ambiental, caracterização de correntes processuais e produto final do processo de pasta e papel de impressão e escrita e papel tissue. Análise de resultados. Apoio no âmbito de acreditação do laboratório do RAIZ.
Alexandre Gaspar
Formação :
Licenciatura Engenharia Química, Universidade de Aveiro (2004); Master on Business Administration (2009); Pós graduação em Gestão de Energia e Eficiência Energética (2012)
Cargo :
Gestão de projetos (Demonstração - scale-up - novos negócios)
Nota biográfica :
Desempenhou funções na área de consultoria tecnológica / estudos de engenharia, gestão de projetos de I&D na área de biorrefinaria e avaliação de processos de biorrefinaria. Atualmente trabalha no scale-up industrial de possíveis novos negócios para a The Navigator Company.
Alexandre Silva
Formação :
Licenciatura em Economia, Universidade do Porto (2008)
Cargo :
Contabilidade e Aprovisionamento
Desempenha funções na área da contabilidade, aprovisionamento e de apoio à atividade global do RAIZ.

Ana Filipa Lourenço
Formação :
Mestrado Integrado em Engenharia Química, Universidade de Coimbra (2009), Doutoramento em Engenharia Química, Universidade de Coimbra (2020)
Cargo :
Técnica Superior de Investigação
Desempenha funções de investigação na área de papel.
Ana Margarida Carta
Formação :
Mestrado Integrado em Engenharia Química, Universidade de Aveiro (2011); Doutoramento em Engenharia Química, Universidade de Aveiro (2016)
Cargo :
Técnica Superior de Investigação
Desempenha funções de Investigação e apoio na área do papel Tissue.
Ana Quintela
Formação :
Licenciatura em Biologia e Geologia (2004); Doutorada em Geociências (2011) pela Universidade de Aveiro
Cargo :
Técnica Superior de Investigação, Gestora de Projeto de Investigação
Nota biográfica :
Foi pós-Doc na UA em projetos de Geociências e de Biologia (2012-2014). Em 2015 integra a equipa do RAIZ e gere, desde 2016, o projeto de I&D Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas. Linhas de investigação: nutrição vegetal, adubação de povoamentos, fertilidade do solo e condições edáficas, balanço biogeoquímico.
Ana Teodora Silva
Formação :
Mestrado Integrado em Engenharia Química, Universidade de Aveiro (2019)
Cargo :
Técnica Superior de I&D e Apoio Operacional Industrial
Desempenha funções de investigação e desenvolvimento e apoio operacional industrial na área da pasta da The Navigator Company.
André Duarte
Formação :
Licenciatura em Engenharia dos Recursos Florestais (2008) e Mestre em Recursos Florestais pela Escola Superior Agrária de Coimbra (2012). Mestre em Ciência e Sistemas de Informação Geográfica (2019) e Doutorando em Gestão da Informação na Universidade Nova de Lisboa (2020 - presente).
Cargo :
Técnico Superior de Investigação
Desempenha funções nas área de deteção remota com aplicações à área florestal. Responsável/Piloto de veículos aéreos não tripulados (RPAS). Professor Assistente convidado na Escola Superior Agrária de Coimbra.
Andreia Ferreira
Formação :
Mestrado Integrado em Engenharia Química, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (2014)
Cargo :
Consultoria Tecnológica
Desempenha funções de apoio à atividade industrial e ambiental da companhia: desenvolvendo metodologias para resolução de problemas/otimização de processos, analisando dados processuais relevantes e identificando soluções tecnológicas para problemas processuais.
António Paulo Mendes de Sousa
Formação :
Mestrado em Paper Science, UMIST U.K. (1993)
Cargo :
Técnico Superior de Investigação
Competências nas áreas de caracterização de madeiras, processos de produção, cozimento kraft, branqueamento, caracterização de matérias-primas fibrosas, refinação, processos assistidos com enzimas, produção de papel, de nano celuloses, extração de xilanas, conversão de papel, processos de impressão e caracterização, física do papel, desenvolvimento de novos produtos com incorporação de fibra celulósica.
António Ramos Teixeira
Formação :
Licenciatura em Engenharia da Multiplicação de plantas, Escola Superior Agrária de Santarém (1992)
Cargo :
Responsável do Viveiro de I&D do RAIZ.
Integra o grupo desde 1991. É responsável pela produção de plantas desde a criação do RAIZ, nos projetos de investigação, em especial no melhoramento genético, propagação e biotecnologia. Tem responsabilidades na manutenção e segurança das instalações do RAIZ em Espirra.
António Sousa Pinto
Formação :
9.º ano
Cargo :
Analista de Laboratório
Desempenha funções de analista de laboratório e controlo de qualidade.
Belinda Soares
Formação :
Doutoramento em Engenharia Química, Universidade de Aveiro (2019)
Cargo :
Técnica Superior de Investigação
Desempenha funções de investigação nas áreas de pasta e papel.

Carlos Pascoal Neto
Formação :
Licenciatura em Química, Universidade de Aveiro (1987); Doutoramento EFPG/INPG, Grenoble, França, 1992
Cargo :
Diretor Geral (desde 2015)
Nota biográfica :
Professor Catedrático da Universidade de Aveiro (licença sem vencimento desde 2015), Vice-Reitor da UA (2010-2015), Diretor do Departamento de Química da UA (2007-2010), docente e investigador na área dos materiais lenhocelulósicos (1992-hoje), (co)-autor de mais de 230 artigos científicos e 7 patentes (ISI h-index 37).
Carlos Valente
Formação :
Licenciatura em Biologia, Universidade de Aveiro (1996); Doutoramento em Engenharia Florestal e dos Recursos Naturais, Universidade de Lisboa (2018)
Cargo :
Investigador e gestor de projetos em Proteção Florestal
Nos últimos 20 anos tem realizado investigação no tema do controlo integrado de pragas e doenças que afetam os eucaliptos. Mais recentemente, tem também desenvolvido trabalhos de investigação associados à gestão de plantas invasoras em meio florestal.
Catarina Ferreira
Formação :
Mestrado em Engenharia Química, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (2010); Doutoramento em Ciências e Engenharia do Ambiente, Universidade de Aveiro (2017)
Cargo :
Técnica Superior de Investigação
Desempenha funções de apoio à atividade de investigação nas áreas pasta e papel no RAIZ.
Catarina Gonçalves
Formação :
Licenciatura em Biologia, Universidade de Lisboa (2003); Doutoramento em Entomologia, Universidade dos Açores (2012)
Cargo :
Técnica Superior de Investigação
Desempenha funções de gestão de projetos de Investigação e Desenvolvimento na área da Proteção Florestal, com destaque para a monitorização e controlo de pragas, doenças e infestantes, bem como apoio operacional e consultoria.
Catarina Rebelo
Formação :
Mestrado Integrado em Engenharia Química Universidade de Aveiro (2014)
Cargo :
Consultoria Tecnológica
Desempenha funções de consultoria e apoio à atividade industrial da Companhia nas áreas de processo, ambiente e energia. Especialmente na avaliação dos impactes da madeira no processo e na qualidade do produto final com enfoque na monitorização e redução do consumo específico de madeiras, caracterização química e tecnológica de madeiras/pastas e estudo da resposta ao cozimento kraft, branqueamento e aptidão papeleira de diferentes espécies madeireiras, isoladas e em mistura.
Cátia Almeida
Formação :
Mestrado em Biotecnologia Industrial e Ambiental, Universidade de Aveiro (2015); Doutoranda no programa doutoral de Biorrefinarias, Universidade de Aveiro
Cargo :
Técnica Superior de Investigação - Pasta
Desempenha funções de investigação na área de pasta. Competências na caracterização de matérias-primas fibrosas, refinação, desenvolvimento e produção de novos produtos fibrosos, teste de aditivos e processos assistidos com enzimas.
Cátia Martins
Formação :
Licenciatura em Biotecnologia, Escola Superior Agrária de Ponte de lima (2014); Mestrado em Genética Forense, Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (2016)
Cargo :
Técnica Superior
Desempenha funções de atividade laboratorial na área da Proteção Florestal, nomeadamente nos projetos de investigação de controlo biológico de pragas do eucalipto.
Celeste Ramalho
Formação :
Licenciatura em Administração Empresarial, Universidade de Aveiro - UA (1998); Pós-graduação em Marketing Management - IPAM; Mestrado em Auditoria Financeira pela UA (2018)
Cargo :
Gestora de Candidaturas a Incentivos
Em colaboração com as áreas do RAIZ prepara candidaturas e faz a gestão de projetos de I&D financiados com fundos públicos nacionais e comunitários. Responsável pelo processo de candidaturas das empresas da Companhia do grupo ao Sistema de Incentivos Fiscais à I&D Empresarial – SIFIDE.
Célia Fernandes
Formação :
Licenciatura em Biologia (2015) e Mestrado em Biologia Molecular e Celular (2017) na Universidade de Aveiro
Cargo :
Técnica Superior de Investigação
Desempenha funções de investigação e apoio no projeto e-globulus e na área Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas. Linhas de investigação: nutrição vegetal, solos, avaliação dendrométrica e instalação de ensaios.
Célio Duarte
Formação :
Licenciatura em Engenharia do Ambiente, Universidade de Coimbra (2007); Mestrado Integrado em Engenharia do Ambiente - Área de Especialização em Território e Gestão do Ambiente, Universidade de Coimbra (2008); Mestrado em Recursos Florestais, Escola Superior Agrária de Coimbra (2016)
Cargo :
Técnico Florestal
Desempenha as funções de Técnico Superior de Zonagem - Caracterização edafo-climática de todo o tipo de propriedades florestal. Executa o planeamento, instalação e monitorização de ensaios de Eucalytus spp. Efetua a avaliação de fatores bióticos e abióticos nas plantações de Eucalyptus spp.
Cindy Sabença
Formação :
Licenciatura em Economia (2008) e Mestrado em Economia-Finanças (2012), Universidade de Aveiro
Cargo :
Gestão de Candidaturas e Incentivos
Desempenha funções de preparação de candidaturas e gestão de projetos de I&D, financiados com fundos públicos, nacionais e comunitários.
Cláudio Teixeira
Formação :
Licenciatura em Engenharia Florestal, (2006) e Mestrado (2015), Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Cargo :
Coordenador dos Serviços de Apoio Técnico Florestal e investigador em silvicultura de eucalipto
Desempenha funções de gestão e planeamento dos Serviços de Apoio Técnico Florestal do Instituto. Envolvendo os Serviços de zonagem edafo-climática e toda a atividade de suporte técnico à investigação florestal. Acumulando com a função de investigador em silvicultura de eucalipto.
Cristina Marques
Formação :
Licenciatura em Biologia Vegetal Aplicada, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (1989); Doutoramento em Engenharia Florestal e Biotecnologia, North Carolina State University
Cargo :
Comunicação e Projetos Estratégicos
Desempenha funções de coordenação de projetos de I&D em áreas complementares aos trabalhos internos do RAIZ. Coordenação científica (redação e editorial) de conteúdos multidisciplinares da plataforma de conhecimento florestal “Florestas.pt”.
Daniel Torrão Pio
Formação :
Mestrado Integrado em Engenharia do Ambiente, Universidade de Aveiro (2015); Doutoramento em Engenharia da Refinação, Petroquímica e Química, Universidade de Aveiro (2021)
Cargo :
Técnico Superior de I&D na equipa de Projetos Ambientais
Desempenha funções de apoio à Descarbonização de Processos Industriais, focando-se na quantificação de emissões CO2, na definição e acompanhamento de ações dos Planos de Descarbonização, e no desenvolvimento e avaliação de processos e projetos de biorrefinaria para potencial implementação nos Complexos da The Navigator Company.
Daniela Ferreira
Formação :
Licenciatura em Engenharia dos Recursos Florestais, Escola Superior Agrária de Coimbra (2001); Mestrado em Engenharia Florestal Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (2011); Doutoranda em Ciências Químicas e Biológicas - Ramo Ambiente - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD)
Cargo :
Coordenadora de Consultoria Florestal
Coordena atividades de consultoria florestal nas áreas de biometria, sistemas de informação, desenvolvimento de ferramentas de suporte à gestão florestal, divulgação de boas práticas e transferência de conhecimento, envolvendo o apoio técnico aos projetos em Portugal, Espanha e Moçambique.
Eduardo Mendes
Formação :
Licenciatura em Engenharia Agronómica, Universidade do Algarve (2003); Mestrado em Recursos Florestais, Escola Superior Agrária de Coimbra (2017)
Cargo :
Gestor de projeto de consultoria florestal e transferência de tecnologia
Desempenha funções de consultor florestal, englobando suporte técnico e divulgação de conhecimento para a The Navigator Company, Projetos Internacionais, Associações Florestais, Grupos de Certificação, CELPA e Privados.
Ema Meireles
Formação :
12.º Ano de Escolaridade (Física, Química e Matemática)
Cargo :
Analista de Laboratório
Tem competências de análises laboratoriais nos domínios da Biologia, Física e Química. Atualmente realiza análises de solos para diferentes projetos florestais.
Fátima Cunha
Formação :
Técnica Auxiliar de Laboratório pela UNINOVA, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (1988)
Cargo :
Analista de laboratório
Desde 1990, na área de Biotecnologia aplicada ao Eucalipto, primeiro na Micropropagação vegetativa, Embriogénese somática e posteriormente na Análise de Marcadores Moleculares. É responsável pela gestão operacional dos laboratórios e da gestão administrativa das instalações da Herdade de Espirra.
Filipe Louro
Formação :
Licenciatura em Biologia FCTUC (2011); Mestrado em Ecologia FCTUC (2013)
Cargo :
Investigador Científico
Desempenha funções de índole técnica e científica na equipa de Inovação e Desenvolvimento Florestal.
Filipe Sousa
Formação :
Licenciatura em Engenharia do Ambiente e Recursos Rurais, Escola Superior Agrária de Ponte de Lima (2008)
Cargo :
Técnico Auxiliar Florestal
Desempenha funções recolha de dados para as diversas áreas de investigação do RAIZ, nomeadamente avaliações dendrométricas, fitossanitárias, fisiológicas, tecnológicas e nutricionais; colheitas biológicas e de solo; apoio na instalação de ensaios de campo e na zonagem edafo-climática.
Flávia Peixoto
Formação :
Mestrado Integrado em Engenharia do Ambiente, Universidade de Aveiro (2018)
Cargo :
Técnica Superior de Investigação
Desempenha funções de investigação na área de Solos e Nutrição de Plantas do RAIZ.
Francisco Silveira
Formação :
Mestrado Integrado em Engenharia do Ambiente, Universidade de Aveiro (2016)
Cargo :
Técnico Superior de Laboratório
Realização de diversos ensaios nas matrizes de resíduos, efluentes, águas, pasta, papel e contaminantes. Realização de manutenção, calibração e verificação de material e equipamentos de laboratório. Análise de resultados e elaboração de relatórios. Responsável pela rede de gases do laboratório RAIZ.
Inês Gomes
Formação :
Licenciatura em Bioquímica, Universidade da Beira Interior (2014); Mestrado em Química Medicinal, Universidade da Beira Interior (2016)
Cargo :
Consultoria Tecnológica
Desempenha funções de consultoria e apoio à atividade industrial da Companhia nas áreas de processo, ambiente e energia.
Isabel Pinto
Formação :
Mestrado Integrado em Engenharia Química (2010); Doutoramento em Engenharia do Ambiente (2015), Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto
Cargo :
Consultoria Tecnológica
Desempenha funções de consultoria e apoio a projetos das direções industriais da The Navigator Company nas áreas de processo, ambiente e energia.
Ivone Oliveira
Formação :
Licenciatura em Ciências Farmacêuticas, Universidade do Porto (1996); Doutoramento em Química Analítica, Universidade do Porto (2002)
Cargo :
Técnica Superior
Desempenha funções de apoio à atividade global do Laboratório Químico do RAIZ.
Joana Costa
Formação :
Mestrado em Biologia Humana e Ambiente, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (2011)
Cargo :
Investigador
Desempenha funções de apoio à investigação na área de genética do RAIZ. Atualmente é coordenadora dos projetos I&D de Biotecnologia e Propagação Vegetativa, aplicados ao eucalipto.
João Ezequiel
Formação :
Licenciatura em Biologia, Universidade de Aveiro (2006); Doutoramento em Biologia, Universidade de Aveiro (2018); Pós-Graduação em Lean Management, Universitat Politècnica de Catalunya (2020)
Cargo :
Curador da Quinta de S. Francisco
Responsável pelo ordenamento, gestão e promoção da Quinta de S. Francisco, receção de visitas, educação ambiental e atividades de divulgação. Coordenador científico do projeto Floresta do Saber. Colaborador e parte do Conselho Editorial do Florestas.pt.
João Gaspar
Formação :
Licenciatura em Engenharia dos Recursos Florestais, Escola Superior Agrária de Coimbra (2008); Mestrado em Sistemas de Informação Geográfica – Tecnologias e Aplicações, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (2012);
Cargo :
Técnico Superior de Sistemas de Informação Geográfica
Desempenha funções como programador SIG e facilitador de processos nas áreas de gestão de informação florestal, sistemas de informação geográfica (SIG), base de dados relacionais, dispositivos móveis. Competências em sistemas operativos e softwares (open source e proprietários). Apoio no desenvolvimento novas soluções tecnológicas (e.g. web, webSIG) e ao projeto e-globulus.
João Gomes
Formação :
Licenciatura em Biologia, Universidade de Lisboa (2011); Mestrado em Aquacultura e Pescas, Universidade do Algarve (2014)
Cargo :
Técnico Superior (Proteção Florestal)
Desempenha funções no Grupo de Proteção Florestal do RAIZ. Está envolvido no controlo de pragas e doenças no eucaliptal através da monitorização do estado sanitário da floresta e do desenvolvimento de soluções biológicas, químicas e genéticas para o seu controlo.
João Rocha
Formação :
Mestrado em Geociências, Universidade do Minho (2011)
Cargo :
Investigação
Desempenha funções de investigação científica em respostas hidrológicas em bacias instrumentadas e modelação ecohidrológica.
José Araújo
Formação :
Licenciatura em Engenharia Florestal, Instituto Superior Agronomia - Universidade de Lisboa (1988)
Cargo :
Gestor do Programa de Melhoramento Genético
Desempenha funções de gestão do programa de melhoramento genético do RAIZ, coordenando as equipas de campo e viveiro, analisando a informação necessária ao objetivo e reportando à Direção do RAIZ a evolução dos trabalhos. Recomenda à Navigator Forest Portugal os clones a desenvolver no seu viveiro para florestação.
José Cardoso
Formação :
12.º Ano de Escolaridade da área Científico-Natural; Curso Profissional Florestal (1989), Escola Secundária n.º 2 de Abrantes
Cargo :
Técnico Auxiliar Florestal
Desempenha as funções de Técnico Florestal, na execução de ensaios de campo, recolha de dados e apoio à atividade de campo do RAIZ, nas áreas de Melhoramento Genético, Solos e Nutrição Florestal, Proteção Florestal, Ecofisiologia Florestal e Biometria Florestal.
José Carlos Teixeira
Formação :
Ensino Secundário (11º ano)
Cargo :
Analista de laboratório
Realiza análises laboratoriais na área tecnológica: cozimentos de madeira, branqueamentos, formação de folhas e análises de aptidão papeleira.
Julia Barossi Vigo
Formação :
Mestrado em Engenharia do Ambiente, UTAD (2018)
Cargo :
Técnica Superior
Realização de ensaios de caracterização de amostras do sector da indústria de pasta e papel e produção de energia verde. Preparação de amostras e ensaios nas matrizes de solos e material vegetal.
Leonor Guedes
Formação :
Licenciatura em Engenharia do Ambiente, Universidade de Aveiro (1982)
Cargo :
Diretora Apoio Técnico e Administrativo
Desempenha funções de apoio à atividade global do RAIZ. Atualmente é responsável pelos Laboratórios e pelos Serviços prestados pelo Instituto, bem como pela zonagem edafo-climática do património da The Navigator Company.
Licínio Rodrigues
Formação :
12.º Ano
Cargo :
Analista de Laboratório
Desempenha funções de analista de laboratório na área química, tecnológica e biometrias.
Luciana Bicalho
Formação :
Licenciatura em Química Industrial, Universidade Federal de Ouro Preto (2013); Mestrado em Ciência e Engenharia do Materiais - Polímeros, Universidade Federal de São Carlos (2015); Doutoramento em Ciência e Engenharia do Materiais - Polímeros, Universidade Federal de São Carlos (2020)
Cargo :
Técnico Superior de I&D - Extrusão de Polímeros e compósitos - Laminação do Papel
Investigação e desenvolvimento de novos compósitos poliméricos com fibras de celulose e novos papéis revestidos com bioplásticos ou biocompósitos. Atua no desenvolvimento de um portfolio de novos produtos para extrusão, moldagem por injeção e novos papéis revestidos.

Luis Acevedo Muñoz
Formação :
Licenciatura em Ciências do Ambiente, Universidade de Alcalá (2012); Gestão da Floresta e dos Recursos Naturais no Mediterrâneo, Instituto Superior de Agronomia, Universidade de Lisboa (2016)
Cargo :
Técnico superior de investigação
Desempenha funções nas áreas de deteção remota e biometria. Piloto remoto de veículos aéreos não tripulados (RPAS). Apoia o departamento de proteção florestal da The Navigator Company na área de incêndios florestais.
Luís Ferreira
Formação :
Curso Profissional de Propagação de plantas em Laboratório (Micropropagação) Escola Superior Agrária de Santarém (1991)
Cargo :
Técnico Florestal
Desempenha funções na área do Melhoramento Genético de Eucalipto globulus, nomeadamente na execução de cruzamentos controlados, no apoio aos ensaios de campo e na clonagem em laboratório de árvores selecionadas.
Luís Machado
Formação :
Licenciatura em Engenharia do Ambiente, Universidade de Aveiro (1995); Mestrado em Engenharia dos Processos de produção de Pasta para Papel, Universidade da Beira Interior (2002)
Cargo :
Coordenador de Consultoria Tecnológica
Nota biográfica :
De 1996 a 2014 desenvolveu trabalho de I&D e consultoria nas áreas de processo, energia e ambiente no RAIZ como gestor de projeto. De 2014 a 2016 desempenhou a função de responsável ambiental e sistemas de gestão corporativo da The Navigator Company e, desde 2016, regressou ao RAIZ como Coordenador de Consultoria Tecnológica.
Luís Mota
Formação :
Mestrado em Engenharia Agronómica, Universidade do Porto (2009)
Cargo :
Técnico Superior de Fitossanidade Florestal
Desempenha funções relacionadas com a monitorização e controlo de pragas, doenças e plantas invasoras em meio florestal através de levantamentos fitossanitários, instalação e avaliação de ensaios de campo e estudos com tecnologias de deteção remota.
Manuel Martins
Formação :
9.º ano de escolaridade
Cargo :
Analista de Laboratório
Realiza análises laboratoriais na área tecnológica: cozimentos de madeira, branqueamentos, formação de folhas e análises de aptidão papeleira.
Manuela Marques
Formação :
Licenciatura em Química - Universidade de Aveiro (1986); Diplome d’ Études Approfondies Science du Bois, INPL – Université de Nancy - France (1991)
Cargo :
Responsável do Laboratório
Desempenha funções de Responsável Técnica e de Gestora da Qualidade do laboratório do RAIZ. É responsável pela supervisão técnica dos Técnicos de Laboratório – Investigação e bolseiros, pela disponibilização dos recursos necessários ao funcionamento do Laboratório e pela avaliação dos resultados dos ensaios e das calibrações.
Margarida Bastos
Formação :
Mestrado Integrado em Engenharia Química, Universidade de Aveiro (2018)
Cargo :
Técnica Superior de Laboratório
Apoio analítico aos projectos de I&D em curso no RAIZ na área tecnológica do processo e caracterização de papel Tissue. Implementação de novos métodos de análise, no âmbito da caracterização físico-química de matrizes pasta e papel Tissue; Realização de manutenção, verificação e calibração de material e equipamentos laboratoriais. Análise de resultados e elaboração relatórios; Apoio no âmbito de acreditação do laboratório do RAIZ.
Margarida Martins
Formação :
Mestrado em Biotecnologia, Universidade de Aveiro (2015); Doutoramento em Engenharia Química, Universidade de Aveiro (2021)
Cargo :
Técnica Superior de Investigação
Desempenha funções de investigação na área Tissue em projetos internos e externos da The Navigator Company.

Mariana Oliveira
Formação :
Licenciatura em Engenharia Química, Universidade de Aveiro (2006); Doutoramento em Engenharia Química, Universidade de Aveiro (2010)
Cargo :
Vigilância Tecnológica
Desempenha funções de vigilância tecnológica, acompanhando a evolução e a emergência de tecnologias e de produtos base ou com potencial disruptivo, a nível nacional e internacional, e que podem representar oportunidades ou riscos para a The Navigator Company.
Marta Casimiro
Formação :
Licenciatura em Bioquímica e Química Alimentar, Universidade de Aveiro (2007); Mestrado em Química Analítica e Controlo de Qualidade, Universidade de Aveiro (2009)
Cargo :
Técnica Superior de Laboratório
Realização de análises de contaminantes do processo de fabrico de Pasta e Papel. Técnicas experimentais de análise. Metodologias Lean.
Micaela Soares
Formação :
Licenciatura em Engenharia Química, Universidade de Coimbra (2000); Doutoramento em Engenharia Química, Universidade de Coimbra (2016)
Cargo :
Técnica Superior de Laboratório
Desempenha funções na área de implementação, validação e controlo de qualidade de métodos de ensaios físico-químicos no Laboratório do RAIZ.
Miguel Coelho
Formação :
Mestrado Integrado em Engenharia Biológica, Instituto Superior Técnico (2018)
Cargo :
Técnico Superior de Investigação
Desempenha funções de investigação nas áreas de pasta e papel.
Miguel Mendanha
Formação :
Mestrado em Engenharia de Minas e Geoambiente, Universidade do Porto (2014)
Cargo :
Técnico Superior dos Serviços de Apoio Técnico Florestal
Desempenha funções em Portugal e Espanha, realizando avaliações de aptidão florestal, caracterização edafoclimática, avaliação de riscos bióticos e abióticos em povoamentos de eucalipto e elaboração de estimativas de produtividade florestal.
Nazaré Almeida
Formação :
Licenciatura em Geologia, Universidade de Coimbra (2009); Mestrado em Geoquímica, Universidade de São Paulo - Brasil (2013); Doutoramento em Geoquímica Orgânica e Bioenergia, Universidade de São Paulo - Brasil (2018)
Cargo :
Técnica Superior de Investigação
Desenvolve investigação tecnológica focada na área de Economia Circular e Biorrefinaria com ênfase em novas aplicações para resíduos e correntes processuais da indústria da pasta e papel no âmbito dos Projetos Europeus H2020 PaperChain e BBI Woodzymes.
Nuno Borralho
Formação :
Licenciatura em Engenharia Florestal pela Universidade de Lisboa/ISA (1986); Doutoramento em Genética Florestal pela Universidade de Oxford (1991)
Cargo :
Diretor de Investigação e Consultoria Florestal do RAIZ
Nota biográfica :
Iniciou a sua carreira como investigador na Altri (ex Celbi), depois como docente em genética na Universidade de Hobart (Austrália) e consultor internacional. Desde 2016 que é diretor de Investigação e Consultoria florestais no instituto RAIZ.
Nuno Rodrigues
Formação :
Licenciatura em Engenharia dos Recursos Florestais, Instituto Politécnico de Coimbra (2006)
Cargo :
Consultor Florestal
Desempenha funções de consultor florestal, englobando suporte técnico e divulgação de conhecimento para a The Navigator Company e para terceiros. Atualmente centra parte da sua atividade no projeto de extensão florestal da Galiza, na caracterização ecológica e aptidão de áreas para eucalipto.
Patrícia Portela
Formação :
Licenciatura em Bioquímica, Universidade de Évora (2006); Doutoramento em Química, Universidade de Aveiro (2015)
Cargo :
Técnica Superior de Investigação
Desempenha funções de investigação na área de biorrefinaria.
Paula Pinto
Formação :
Licenciatura em Química, Universidade de Aveiro (1996); Mestrado em Química dos Produtos Naturais e Alimentos, Universidade de Aveiro (2000); Doutoramento Química Materiais Lenhocelulósicos, Universidade de Aveiro (2005)
Cargo :
Coordenadora de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico
Desempenha funções de coordenação de atividade de Investigação Tecnológica nas áreas de Pasta, Papel UWF, Papel Tissue e Biorrefinaria. Responsável científica por projetos com financiamento externo envolvendo o RAIZ e a The Navigator Company.
Pedro Branco
Formação :
Licenciatura em Química Tecnológica, Faculdade de Ciências - Universidade de Lisboa (2003); Mestrado em Química Analítica Aplicada, Faculdade de Ciências - Universidade de Lisboa (2007); Doutoramento em Química - Química Orgânica, Universidade da Madeira (2016)
Cargo :
Técnico Superior de Investigação
Desenvolve I&D Tecnológico na área da Economia Circular e da Bioeconomia, com especial enfoque em aplicações de valor acrescentado para biomassa residual e para os resíduos gerados na produção de pasta e papel.
Pedro Neto
Formação :
Licenciatura em Engenharia dos Recursos Florestais, Escola Superior Agrária de Coimbra (2012); Mestrado em Controlo de Gestão, Instituto Superior Contabilidade e Administração Coimbra (2015)
Cargo :
Técnico Florestal
Integra a estrutura de zonagem, na qual desempenha funções de caracterização edafoclimática de áreas florestais; instalação e monitorização de ensaios/parcelas de campo no âmbito das metas de trabalho dos projetos de investigação; elaboração de cartografia digital.
Raquel Bértolo
Formação :
Doutoramento em Engenharia Química, Instituto Superior Técnico (2015)
Cargo :
Técnica Superior de I&D e apoio operacional industrial
Desempenha funções de investigação e desenvolvimento e apoio operacional industrial na área do papel tissue.
Raquel Mendes
Formação :
Licenciatura em Biologia (2008) e Mestrado em Biotecnologia em Controlo Biológico (2011), Universidade dos Açores. Doutoranda em Biodiversidade, Genética e Evolução na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL)
Cargo :
Técnica Superior de Investigação
Desempenha funções de Investigação e apoio na área de melhoramento genético.
Raul Monteiro
Formação :
Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (2007); Mestrado em Geomática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2010)
Cargo :
Técnico Superior de Investigação
Desempenha funções de apoio à consultoria florestal nas áreas de modelação climática e sistemas de informação geográfica (SIG).
Ricardo Jorge
Formação :
Licenciatura em Engenharia Química, Universidade de Coimbra (1994)
Cargo :
Diretor de Investigação e de Consultadoria Tecnológica
Coordena as atividades de Investigação e de Consultadoria Tecnológica do Instituto nas áreas da Pasta e Biorrefinaria, do Papel de Impressão e Escrita e do Papel Tissue.
Rui Gomes
Formação :
12.º Ano de Escolaridade do Curso Profissional Florestal (1989)
Cargo :
Técnico Florestal
Desempenha as funções de Técnico Florestal, na execução de ensaios de campo, recolha de dados e apoio à atividade de campo do RAIZ, nas áreas de Melhoramento Genético, Solos e Nutrição Florestal, Proteção Florestal, Ecofisiologia Florestal e Biometria Florestal.
Sandra Pinho
Formação :
Licenciatura em Ciências da Comunicação, Universidade da Beira Interior (2003)
Cargo :
Comunicação, Imagem e Apoio Administrativo
Desempenha funções nas áreas da Comunicação e Imagem. Presta apoio à Direção Geral e à Direção de Apoio Técnico e Administrativo.

Sara Monteiro
Formação :
Licenciatura em Economia, Faculdade de Economia, Universidade de Coimbra (2000); Mestrado em Macrodinâmica e Finanças Internacionais, CEMAFI - UNSA, Nice, França (2001); Doutoramento em Economia, Université Nice Sophia Antipolis - CNRS (2013)
Cargo :
Gestora de Ciência e Tecnologia/ Inpactus
Nota biográfica :
Desempenha funções no RAIZ como Gestora de Ciência e Tecnologia, responsável pela gestão do inpactus, pela metodologia de avaliação de impacto e pela certificação de inovação. Tem desempenhado diversas funções como perita convidada na Comissão Europeia: na definição da estratégia da Bioeconomia no H2020, na Autoridade Europeia de Bancos, Londres e é Júri do SME Instrument fase II, Bruxelas. Foi Diretora Executiva da Associação Portuguesa de Bioindústria e Professora convidada na Universidade Católica. Em 2017 publicou livro de Inovação na Springer/Palgrave “The Quadruple Innovation Helix Nexus A Smart Growth Model, Quantitative Empirical Validation and Operationalization for OECD Countries”.
Sérgio Fabres
Formação :
Licenciatura em Engenharia Agronómica, Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil (1983); Mestrado em Solos e Nutrição de Plantas; Universidade Federal de Viçosa, MG, Brasil (1986)
Cargo :
Coordenador de I&D em Silvicultura
Coordena atividades de investigação e desenvolvimento florestal nas áreas de solos e nutrição de plantas, práticas silviculturais, ecofisiologia e proteção florestal. Desenvolve trabalhos de consultoria interna no domínio da silvicultura do eucalipto e estudos de viabilidade de bases florestais internacionais.
Soraia Andrade
Formação :
Mestrado Integrado em Engenharia Química, Universidade do Porto (2016)
Cargo :
Técnica Superior de I&D e Apoio Operacional Industrial
Desempenha funções de investigação e desenvolvimento e apoio operacional industrial na área da pasta.
Susana Pereira
Formação :
Mestrado em Química dos Materiais Derivados de Recursos Renováveis, Universidade de Aveiro (2009); Doutoramento em Engenharia Química, ramo Bioengenharia, Universidade de Aveiro (2013)
Cargo :
Técnica Superior de Investigação
Desempenha funções de investigação na área da biorrefinaria.
Tânia Sofia Oliveira
Formação :
Licenciatura em Engenharia Florestal - Gestão dos Recursos Naturais, Instituto Superior de Agronomia (2004); Mestrado em Engenharia Florestal e dos Recursos Naturais, Instituto Superior de Agronomia (2008); Doutoramento em Engenharia Florestal e dos Recursos Naturais, Instituto Superior de Agronomia (2015)
Cargo :
Técnica Superior
Bolseira dos projetos AGFORWARD (AGroFORestry that Will Advance Rural Development, ISA) e CLARIN (Infraestrutura Comum de Tecnologias e Recursos Linguísticos, FCUL), entre outros. No RAIZ é membro da equipa editorial da plataforma de conhecimento florestal “Florestas.pt”. Desempenha funções de pesquisa de conteúdos, redação e edição e acompanhamento de informação na comunicação social, comunidade científica e redes sociais.
Teresa Rodrigues
Formação :
11.º Ano de Escolaridade
Cargo :
Analista de Laboratório
Desempenha funções de analista na área Química e Biométrica.
Vítor Moço
Formação :
Licenciatura em Engenharia dos Recursos Florestais, ESAC (2009); Mestrado em Gestão Ambiental, ESAC (2019)
Cargo :
Técnico Superior
Desempenha funções de Técnico Superior de zonagem edafo-climática do património da The Navigator Company.
William Tosta
Formação :
Licenciatura em Engenharia Florestal - Faculdade de Agronomia e Engenharia Florestal de Garça (2009). Mestrado em Gestão de Recursos Florestais – Instituto Politécnico de Bragança (2020)
Cargo :
Técnico Superior dos Serviços de Apoio Técnico Florestal
Desempenha funções em Portugal e Espanha, realizando avaliações de aptidão florestal, caracterização edafoclimática, avaliação de riscos bióticos e abióticos em povoamentos de eucalipto e elaboração de estimativas de produtividade florestal.

Bolseiros

Anabela Santos
Mestrado em Bioquímica
Universidade da Beira Interior (2017)
Áreas de Atividade :
inpactus.

Bruna Santos
Mestrado em Química Forense
Universidade de Coimbra (2017)
Áreas de Atividade :
Desenvolvimento de novos produtos e novas tecnologias, valorização de subprodutos, gestão de projetos.

Cláudia Amorim
Mestrado em Biotecnologia
Universidade do Minho (2021)
Áreas de Atividade :
Projeto inpactus.

Cristina Marques
Mestrado em Engenharia Química
Instituto Superior Técnico de Lisboa (2011)
Áreas de Atividade :
Consultoria tecnológica, pasta, papel, energia, ambiente.

Daniela Dinis
Mestrado em Biodiversidade e Biotecnologia Vegetal
Universidade de Coimbra (2015)  
Áreas de Atividade :
Biotecnologia, genotipagem, certificação de identidade, delineamento de ensaios, investigação.

Filipa Pires
Mestrado Integrado em Engenharia Química
Universidade de Lisboa - Instituto Superior Técnico (2021)
Áreas de Atividade :
Projeto inpactus, pasta, papel, investigação.

Jorge Lopes
Mestrado Integrado em Engenharia Química
Universidade de Coimbra (2016)
Áreas de Atividade :
I&D, Tissue, Pasta e Papel.

Leonel Gonçalves
Mestrando em Ciências e Tecnologias de Informação (área de especialização em Ordenamento do Território)
Universidade de Coimbra
Licenciatura em Geografia
Universidade de Coimbra (2004)
Áreas de Atividade :
Zonagem edafoclimática.

Patrícia Figueiredo
Mestrado em Biotecnologia
Universidade de Aveiro (2012)
Áreas de Atividade :
Inpactus, Biorrefinaria, Lenhina, I&D.

Ricardo Oliveira
Mestrado em Biotecnologia
Universidade de Aveiro (2016)
Áreas de Atividade :
I&D, Valorização de sub-produtos da produção de pasta e papel, Biorrefinaria.