Equipa de Investigação

A equipa do RAIZ é constituída por Investigadores, Técnicos e Bolseiros, cujo trabalho se reflete em soluções inovadoras para a fileira silvo-industrial.

Quadro Permanente

Alexandre Gaspar
Formação :
Licenciatura Engenharia Química, Universidade de Aveiro (2004); Master on Business Administration (2009); Pós graduação em Gestão de Energia e Eficiência Energética (2012)
Cargo :
Gestão de projetos (Demonstração - scale-up - novos negócios)
Nota biográfica :
Desempenhou funções na área de consultoria tecnológica / estudos de engenharia, gestão de projetos de I&D na área de biorrefinaria e avaliação de processos de biorrefinaria. Atualmente trabalha no scale-up industrial de possíveis novos negócios para a The Navigator Company.
Alexandre Silva
Formação :
Licenciatura em Economia, Universidade do Porto (2008)
Cargo :
Técnico Administrativo
Desempenha funções de apoio à atividade global do RAIZ.
Ana Margarida Carta
Formação :
Mestrado Integrado em Engenharia Química, Universidade de Aveiro (2011); Doutoramento em Engenharia Química, Universidade de Aveiro (2016)
Cargo :
Técnica Superior de Investigação
Desempenha funções de Investigação e apoio na área do papel Tissue.
Ana Quintela
Formação :
Licenciatura em Biologia e Geologia (2004); Doutorada em Geociências (2011) pela Universidade de Aveiro
Cargo :
Técnica Superior de Investigação, Gestora de Projeto de Investigação
Nota biográfica :
Foi pós-Doc na UA em projetos de Geociências e de Biologia (2012-2014). Em 2015 integra a equipa do RAIZ e gere, desde 2016, o projeto de I&D Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas. Linhas de investigação: nutrição vegetal, adubação de povoamentos, fertilidade do solo e condições edáficas, balanço biogeoquímico.
André Duarte
Formação :
Licenciatura em Engenharia dos Recursos Florestais, Escola Superior Agrária de Coimbra (2008); Mestrado em Recursos Florestais, Escola Superior Agrária de Coimbra (2012); Mestrado em Ciência e Sistemas de Informação Geográfica; Universidade Nova de Lisboa (2016)
Cargo :
Técnico Florestal Sénior
Desempenha funções na zonagem edafo-climática do património da The Navigator Company
Andreia Ferreira
Formação :
Mestrado Integrado em Engenharia Química, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (2014)
Cargo :
Consultoria Tecnológica
Desempenha funções de apoio à atividade industrial e ambiental da companhia: desenvolvendo metodologias para resolução de problemas/otimização de processos, analisando dados processuais relevantes e identificando soluções tecnológicas para problemas processuais.
António Paulo Mendes de Sousa
Formação :
Mestrado em Paper Science, UMIST U.K. (1993)
Cargo :
Técnico Superior de Investigação
Competências nas áreas de caracterização de madeiras, processos de produção, cozimento kraft, branqueamento, caracterização de matérias-primas fibrosas, refinação, processos assistidos com enzimas, produção de papel, de nano celuloses, extração de xilanas, conversão de papel, processos de impressão e caracterização, física do papel, desenvolvimento de novos produtos com incorporação de fibra celulósica.
António Ramos Teixeira
Formação :
Licenciatura em Engenharia da Multiplicação de plantas, Escola Superior Agrária de Santarém (1992)
Cargo :
Responsável do Viveiro de I&D do RAIZ.
É responsável pela produção de plantas desde a criação do RAIZ, nos projetos de investigação, em especial no melhoramento genético, propagação e biotecnologia. Tem responsabilidades na manutenção e segurança das instalações do RAIZ em Espirra.
Nota biográfica :
Integra o grupo desde 1991.
António Sousa Pinto
Formação :
9.º ano
Cargo :
Analista de Laboratório
Desempenha funções de analista de laboratório e controlo de qualidade.
Augusto Vale
Formação :
12º Ano (área Industrial)
Cargo :
Analista de Laboratório
Desempenha funções como analista no Laboratório do Raiz (área Química).
Carlos Pascoal Neto
Formação :
Licenciatura em Química, Universidade de Aveiro (1987); Doutoramento EFPG/INPG, Grenoble, França, 1992
Cargo :
Diretor Geral (desde 2015)
Nota biográfica :
Professor Catedrático da Universidade de Aveiro (licença sem vencimento desde 2015), Vice-Reitor da UA (2010-2015), Diretor do Departamento de Química da UA (2007-2010), docente e investigador na área dos materiais lenhocelulósicos (1992-hoje), (co)-autor de mais de 230 artigos científicos e 7 patentes (ISI h-index 37).
Carlos Valente
Formação :
Licenciatura em Biologia, Universidade de Aveiro (1996); Doutorando em Engenharia Florestal e dos Recursos Naturais, Universidade de Lisboa
Cargo :
Investigador e gestor de projetos em Proteção Florestal
Nota biográfica :
Nos últimos 20 anos tem realizado investigação no tema do controlo integrado de pragas e doenças que afetam os eucaliptos. Mais recentemente, tem também desenvolvido trabalhos de investigação associados à gestão de plantas invasoras em meio florestal.
Catarina Gonçalves
Formação :
Licenciatura em Biologia, Universidade de Lisboa (2003); Doutoramento em Entomologia, Universidade dos Açores (2012)
Cargo :
Técnica Superior de Investigação
Desempenha funções de gestão de projetos de Investigação e Desenvolvimento na área da Proteção Florestal, com destaque para a monitorização e controlo de pragas, doenças e infestantes, bem como apoio operacional e consultoria.
Celeste Ramalho
Formação :
Licenciatura em Administração Empresarial, ISCA - Universidade de Aveiro (1998); Pós-graduação em Marketing Management - IPAM; Mestranda em Auditoria Financeira pela UA-ISCA
Cargo :
Gestora de Candidaturas a Incentivos
Em colaboração com as áreas do RAIZ prepara candidaturas e faz a gestão de projetos de I&D financiados com fundos públicos nacionais e comunitários. Responsável pelo processo de candidaturas das empresas da Companhia do grupo ao Sistema de Incentivos Fiscais à I&D Empresarial – SIFIDE.
Célio Duarte
Formação :
Licenciatura em Engenharia do Ambiente, Universidade de Coimbra (2007); Mestrado Integrado em Engenharia do Ambiente - Área de Especialização em Território e Gestão do Ambiente, Universidade de Coimbra (2008); Mestrado em Recursos Florestais, Escola Superior Agrária de Coimbra (2016)
Cargo :
Técnico Florestal
Desempenha as funções de Técnico Superior de Zonagem - Caracterização edafo-climática de todo o tipo de propriedades florestal. Executa o planeamento, instalação e monitorização de ensaios de Eucalytus spp. Efetua a avaliação de fatores bióticos e abióticos nas plantações de Eucalyptus spp.
Cláudio Teixeira
Formação :
Licenciatura em Engenharia Florestal, (2006) e Mestrado (2015), Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Cargo :
Coordenador dos Serviços de Apoio Técnico Florestal e investigador em silvicultura de eucalipto
Desempenha funções de gestão e planeamento dos Serviços de Apoio Técnico Florestal do Instituto. Envolvendo os Serviços de zonagem edafo-climática e toda a atividade de suporte técnico à investigação florestal. Acumulando com a função de investigador em silvicultura de eucalipto.
Cristina Marques
Formação :
Licenciatura em Biologia Vegetal Aplicada, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (1989); Doutoramento em Engenharia Florestal e Biotecnologia, North Carolina State University
Cargo :
Coordenadora de Biotecnologia e Propagação de Plantas na Direção de Investigação e Consultoria Florestal.
Desempenha funções de coordenação de projetos de I&D nas áreas de Biotecnologia e Inovação em Clonagem e Produção de Semente e de equipas interna e de interface com os Viveiros Aliança e Comunidade Científica Nacional e Internacional.
Daniela Ferreira
Formação :
Licenciatura em Engenharia dos Recursos Florestais, Escola Superior Agrária de Coimbra (2001); Mestrado em Engenharia Florestal Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (2011); Doutoranda em Ciências Químicas e Biológicas - Ramo Ambiente - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD)
Cargo :
Coordenadora de Consultoria Florestal
Coordena atividades de consultoria florestal nas áreas de biometria, sistemas de informação, desenvolvimento de ferramentas de suporte à gestão florestal, divulgação de boas práticas e transferência de conhecimento, envolvendo o apoio técnico aos projetos em Portugal, Espanha e Moçambique.
Eduardo Mendes
Formação :
Licenciatura em Engenharia Agronómica, Universidade do Algarve (2003); Mestrado em Recursos Florestais, Escola Superior Agrária de Coimbra (2017)
Cargo :
Gestor de projeto de consultoria florestal e transferência de tecnologia
Desempenha funções de consultor florestal, englobando suporte técnico e divulgação de conhecimento para a The Navigator Company, Projetos Internacionais, Associações Florestais, Grupos de Certificação, CELPA e Privados.
Ema Meireles
Formação :
12.º Ano de Escolaridade (Física, Química e Matemática)
Cargo :
Analista de Laboratório
Tem competências de análises laboratoriais nos domínios da Biologia, Física e Química. Atualmente realiza análises de solos para diferentes projetos florestais.
Fátima Cunha
Formação :
Técnica Auxiliar de Laboratório pela UNINOVA, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (1988)
Cargo :
Analista de laboratório
Desde 1990, na área de Biotecnologia aplicada ao Eucalipto, primeiro na Micropropagação vegetativa, Embriogénese somática e posteriormente na Análise de Marcadores Moleculares. É responsável pela gestão operacional dos laboratórios e da gestão administrativa das instalações da Herdade de Espirra.
Filipe Sousa
Formação :
Licenciatura em Engenharia do Ambiente e Recursos Rurais, Escola Superior Agrária de Ponte de Lima (2008)
Cargo :
Técnico Auxiliar Florestal
Desempenha funções recolha de dados para as diversas áreas de investigação do RAIZ, nomeadamente avaliações dendrométricas, fitossanitárias, fisiológicas, tecnológicas e nutricionais; colheitas biológicas e de solo; apoio na instalação de ensaios de campo e na zonagem edafo-climática.
Isabel Pinto
Formação :
Mestrado Integrado em Engenharia Química (2010); Doutoramento em Engenharia do Ambiente (2015), Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto
Cargo :
Consultoria Tecnológica
Desempenha funções de consultoria e apoio a projetos das direções industriais da The Navigator Company nas áreas de processo, ambiente e energia.
Joana Costa
Formação :
Mestrado em Biologia Humana e Ambiente, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (2011)
Cargo :
Investigador
Desempenha funções de apoio à investigação na área de genética do RAIZ. Atualmente é coordenadora dos projetos I&D de Biotecnologia e Propagação Vegetativa, aplicados ao eucalipto.
João Ezequiel
Formação :
Licenciatura em Biologia, Universidade de Aveiro (2006); Doutoramento em Biologia, Universidade de Aveiro (2018)
Cargo :
Curador da Quinta de S. Francisco
Responsável pelo ordenamento, gestão e promoção da Quinta de S. Francisco, receção de visitas, educação ambiental e divulgação de curiosidades botânicas.
João Gaspar
Formação :
Licenciatura em Engenharia dos Recursos Florestais, Escola Superior Agrária de Coimbra (2008); Mestrado em Sistemas de Informação Geográfica – Tecnologias e Aplicações, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (2012);
Cargo :
Técnico Superior de Sistemas de Gestão.
Nota biográfica :
Bolsa de investigação de Mestre no RAIZ no Projeto de Gestão de Informação Florestal (2014-2018).
Professor Assistente Convidado da disciplina de Sistemas de Informação Geográfica de Deteção Remota nas Licenciaturas de Tecnologias de Gestão ambiental e Ciências Florestais e Recursos Naturais na Escola Superior Agrária de Coimbra (Ano Letivo 2017-2018).
Desempenha funções como programador SIG e facilitador de processos nas áreas de gestão de informação florestal, sistemas de informação geográfica (SIG), base de dados relacionais, dispositivos móveis. Competências em sistemas operativos e softwares (open source e proprietários). Apoio no desenvolvimento novas soluções tecnológicas (e.g. web, webSIG).
José Araújo
Formação :
Licenciatura em Engenharia Florestal, Instituto Superior Agronomia - Universidade de Lisboa (1988)
Cargo :
Gestor do Programa de Melhoramento Genético
Desempenha funções de gestão do programa de melhoramento genético do RAIZ, coordenando as equipas de campo e viveiro, analisando a informação necessária ao objetivo e reportando à Direção do RAIZ a evolução dos trabalhos. Recomenda à Navigator Forest Portugal os clones a desenvolver no seu viveiro para florestação.
José Cardoso
Formação :
12.º Ano de Escolaridade da área Científico-Natural; Curso Profissional Florestal (1989), Escola Secundária n.º 2 de Abrantes
Cargo :
Técnico Auxiliar Florestal
Desempenha as funções de Técnico Florestal, na execução de ensaios de campo, recolha de dados e apoio à atividade de campo do RAIZ, nas áreas de Melhoramento Genético, Solos e Nutrição Florestal, Proteção Florestal, Ecofisiologia Florestal e Biometria Florestal.
José Carlos Teixeira
Formação :
Ensino Secundário (11º ano)
Cargo :
Analista de laboratório
Realiza análises laboratoriais na área tecnológica: cozimentos de madeira, branqueamentos, formação de folhas e análises de aptidão papeleira.
Leonor Guedes
Formação :
Licenciatura em Engenharia do Ambiente, Universidade de Aveiro (1982)
Cargo :
Diretora Apoio Técnico e Administrativo
Desempenha funções de apoio à atividade global do RAIZ. Atualmente é responsável pelos Laboratórios e pelos Serviços prestados pelo Instituto, bem como pela zonagem edafo-climática do património da The Navigator Company.
Licínio Rodrigues
Formação :
12.º Ano
Cargo :
Analista de Laboratório
Desempenha funções de analista de laboratório na área química, tecnológica e biometrias.
Luís Bragança
Formação :
Mestrado em Recursos Florestais, Escola Superior Agrária de Coimbra (2013)
Cargo :
Gestor de Projeto de Moçambique
Desempenha funções de consultor florestal, englobando suporte técnico e divulgação de conhecimento para o projeto Moçambique da The Navigator Company, Projetos Internacionais, Associações Florestais e Privados.
Luís Ferreira
Formação :
Curso Profissional de Propagação de plantas em Laboratório (Micropropagação) Escola Superior Agrária de Santarém (1991)
Cargo :
Técnico Florestal
Desempenha funções na área do Melhoramento Genético de Eucalipto globulus, nomeadamente na execução de cruzamentos controlados, no apoio aos ensaios de campo e na clonagem em laboratório de árvores selecionadas.
Luís Fontes
Formação :
Engenheiro Florestal, Universidade de Lisboa (1996); Master of Science, Universidade de Oxford (1998); Doctor of Philosophy, Universidade de Oxford (2002)
Cargo :
Investigador Florestal
Desempenha funções de investigação florestal no RAIZ. Complementarmente dá apoio à elaboração de projetos de investigação florestal de âmbito nacional e europeu.
Luís Machado
Formação :
Licenciatura em Engenharia do Ambiente, Universidade de Aveiro (1995); Mestrado em Engenharia dos Processos de produção de Pasta para Papel, Universidade da Beira Interior (2002)
Cargo :
Coordenador de Consultoria Tecnológica
Nota biográfica :
De 1996 a 2014 desenvolveu trabalho de I&D e consultoria nas áreas de processo, energia e ambiente no RAIZ como gestor de projeto. De 2014 a 2016 desempenhou a função de responsável ambiental e sistemas de gestão corporativo da The Navigator Company e, desde 2016, regressou ao RAIZ como Coordenador de Consultoria Tecnológica.
Manuel Martins
Formação :
9.º ano de escolaridade
Cargo :
Analista de Laboratório
Realiza análises laboratoriais na área tecnológica: cozimentos de madeira, branqueamentos, formação de folhas e análises de aptidão papeleira.
Manuela Marques
Formação :
Licenciatura em Química - Universidade de Aveiro (1986); Diplome d’ Études Approfondies Science du Bois, INPL – Université de Nancy - France (1991)
Cargo :
Responsável do Laboratório
Desempenha funções de Responsável Técnica e de Gestora da Qualidade do laboratório do RAIZ. É responsável pela supervisão técnica dos Técnicos de Laboratório – Investigação e bolseiros, pela disponibilização dos recursos necessários ao funcionamento do Laboratório e pela avaliação dos resultados dos ensaios e das calibrações.
Margarida Silva
Formação :
Licenciatura em Engenharia Florestal, Universidade de Trás-os-Montes (1996); Mestre em Matemática e Aplicações, Universidade de Aveiro (2012); Doutoranda em Gestão - Ciência Aplicada à Decisão, Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra
Cargo :
Investigação e Gestão de Projetos de I&D
É responsável no RAIZ pela gestão de projetos de I&D nas áreas da Biometria e Modelação Florestal e Ciências da Informação. Atualmente, investiga e gere projetos que visam a utilização de novas tecnologias de deteção remota para caracterização e monitorização das áreas florestais e medição de árvores.
Mariana Oliveira
Formação :
Licenciatura em Engenharia Química, Universidade de Aveiro (2006); Doutoramento em Engenharia Química, Universidade de Aveiro (2010)
Cargo :
Vigilância Tecnológica
Desempenha funções de vigilância tecnológica, acompanhando a evolução e a emergência de tecnologias e de produtos base ou com potencial disruptivo, a nível nacional e internacional, e que podem representar oportunidades ou riscos para a The Navigator Company.
Marta Casimiro
Formação :
Licenciatura em Bioquímica e Química Alimentar, Universidade de Aveiro (2007); Mestrado em Química Analítica e Controlo de Qualidade, Universidade de Aveiro (2009)
Cargo :
Técnico Superior de Laboratório
Realização de análises de contaminantes do processo de fabrico de Pasta e Papel. Técnicas experimentais de análise. Metodologias Lean.
Micaela Soares
Formação :
Licenciatura em Engenharia Química, Universidade de Coimbra (2000); Doutoramento em Engenharia Química, Universidade de Coimbra (2016)
Cargo :
Técnico Superior de Laboratório
Desempenha funções na área de implementação, validação e controlo de qualidade de métodos de ensaios físico-químicos no Laboratório do RAIZ.
Nuno Borralho
Formação :
Licenciatura em Engenharia Florestal pela Universidade de Lisboa/ISA (1986); Doutoramento em Genética Florestal pela Universidade de Oxford (1991)
Cargo :
Diretor de Investigação e Consultoria Florestal do RAIZ
Nota biográfica :
Iniciou a sua carreira como investigador na Altri (ex Celbi), depois como docente em genética na Universidade de Hobart (Austrália) e consultor internacional. Desde 2016 que é diretor de Investigação e Consultoria florestais no instituto RAIZ.
Nuno Rodrigues
Formação :
Licenciatura em Engenharia dos Recursos Florestais, Instituto Politécnico de Coimbra (2006)
Cargo :
Consultor Florestal
Desempenha funções de consultor florestal, englobando suporte técnico e divulgação de conhecimento para a The Navigator Company e para terceiros. Atualmente centra parte da sua atividade no projeto de extensão florestal da Galiza, na caracterização ecológica e aptidão de áreas para eucalipto.
Paula Pinto
Formação :
Licenciatura em Química, Universidade de Aveiro (1996); Mestrado em Química dos Produtos Naturais e Alimentos, Universidade de Aveiro (2000); Doutoramento Química Materiais Lenhocelulósicos, Universidade de Aveiro (2005)
Cargo :
Coordenadora de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico
Desempenha funções de coordenação de atividade de Investigação Tecnológica nas áreas de Pasta, Papel UWF, Papel Tissue e Biorrefinaria. Responsável científica por projetos com financiamento externo envolvendo o RAIZ e a The Navigator Company.
Pedro Branco
Formação :
Licenciatura em Química Tecnológica, Faculdade de Ciências - Universidade de Lisboa (2003); Mestrado em Química Analítica Aplicada, Faculdade de Ciências - Universidade de Lisboa (2007); Doutoramento em Química - Química Orgânica, Universidade da Madeira (2016)
Cargo :
Técnico Superior de Investigação
Desenvolve I&D Tecnológico na área da Economia Circular e da Bioeconomia, com especial enfoque em aplicações de valor acrescentado para biomassa residual e para os resíduos gerados na produção de pasta e papel.
Pedro Neto
Formação :
Licenciatura em Engenharia dos Recursos Florestais, Escola Superior Agrária de Coimbra (2012); Mestrado em Controlo de Gestão, Instituto Superior Contabilidade e Administração Coimbra (2015)
Cargo :
Técnico Florestal
Integra a estrutura de zonagem, na qual desempenha funções de caracterização edafoclimática de áreas florestais; instalação e monitorização de ensaios/parcelas de campo no âmbito das metas de trabalho dos projetos de investigação; elaboração de cartografia digital.
Ricardo Jorge
Formação :
Licenciatura em Engenharia Química, Universidade de Coimbra (1994)
Cargo :
Diretor de Investigação e de Consultadoria Tecnológica
Coordena as atividades de Investigação e de Consultadoria Tecnológica do Instituto nas áreas da Pasta e Biorrefinaria, do Papel de Impressão e Escrita e do Papel Tissue.
Rui Gomes
Formação :
12.º Ano de Escolaridade do Curso Profissional Florestal (1989)
Cargo :
Técnico Florestal
Desempenha as funções de Técnico Florestal, na execução de ensaios de campo, recolha de dados e apoio à atividade de campo do RAIZ, nas áreas de Melhoramento Genético, Solos e Nutrição Florestal, Proteção Florestal, Ecofisiologia Florestal e Biometria Florestal.
Sara Monteiro
Formação :
Licenciatura em Economia, Faculdade de Economia, Universidade de Coimbra (2000); Mestrado em Macrodinâmica e Finanças Internacionais, CEMAFI - UNSA, Nice, França (2001); Doutoramento em Economia, Université Nice Sophia Antipolis - CNRS (2013)
Cargo :
Gestora de Ciência e Conhecimento
Desempenha funções de Gestão de Ciência e Conhecimento do Inpactus.
Sérgio Fabres
Formação :
Licenciatura em Engenharia Agronómica, Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil (1983); Mestrado em Solos e Nutrição de Plantas; Universidade Federal de Viçosa, MG, Brasil (1986)
Cargo :
Coordenador de I&D em Silvicultura
Coordena atividades de investigação e desenvolvimento florestal nas áreas de solos e nutrição de plantas, práticas silviculturais, ecofisiologia e proteção florestal. Desenvolve trabalhos de consultoria interna no domínio da silvicultura do eucalipto e estudos de viabilidade de bases florestais internacionais.
Teresa Rodrigues
Formação :
11.º Ano de Escolaridade
Cargo :
Analista de Laboratório
Desempenha funções de analista na área Química e Biométrica.

Bolseiros

Adriana Vieira
Mestrado em Engenharia Agro-Pecuária
Instituto Politécnico de Coimbra -Escola Superior Agrária de Coimbra (2017)
Áreas de Atividade :
Laboratório de solos, apoio analítico aos projetos de investigação e desenvolvimento.

Ana Lourenço
Licenciatura em ensino de Biologia e Geologia
Universidade de Aveiro (2001)
Áreas de Atividade :
Preparação de amostras de solo e material vegetal (Laboratório RAIZ).

Bruna Scarparo
Mestrado em Engenharia Florestal
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (2015)
Áreas de Atividade :
Inventário Florestal, Proteção Florestal, Ecofisiologia, Silvicultura de Nutrição Florestal.

Bruno Valente
Mestrado em Bioquímica Clínica
Universidade de Aveiro (2014)
Áreas de Atividade :
Celulose, Termoplásticos, Compósitos, Propriedades mecânicas.

Catarina Afonso
Mestrado em Ecologia Aplicada
Universidade de Coimbra (2012)
Especialização em Educação Ambiental
Universidade Católica Portuguesa - Porto (2007)
Licenciatura em Biologia Aplicada
Universidade do Minho (2006)
Áreas de Atividade :
Biofábrica, controlo biológico, investigação, proteção florestal.

Catarina Ferreira
Doutoramento em Ciências e Engenharia do Ambiente
Universidade de Aveiro (2017)
Áreas de Atividade :
Matérias-primas, pasta, papel, investigação

Catarina Rebelo
Mestrado Integrado em Engenharia Química
Universidade de Aveiro (2014)
Áreas de Atividade :
Caracterização Química e Tecnológica de Madeiras e Pasta, Consumos Específicos de Madeira, Investigação e Consultoria Tecnológica.

Cátia Almeida
Mestrado em Biotecnologia
Universidade de Aveiro (2015)
Áreas de Atividade :
Tratamentos enzimáticos, propriedades papeleiras, formação de folhas e novos materiais celulósicos.

Cátia Martins
Mestrado em Genética Forense
Universidade do Porto (2016)
Áreas de Atividade :
Biofábrica, Controlo Biológico, Proteção Florestal, Investigação

Célia Fernandes
Mestrado em Biologia Molecular e Celular
Universidade de Aveiro (2017).
Áreas de Atividade :
Apoio ao projeto e-globulus, silvicultura, organização e estruturação de conteúdos temáticos, ações de divulgação.

Cristina Marques
Mestrado em Engenharia Química
Instituto Superior Técnico de Lisboa (2011)
Áreas de Atividade :
Consultoria tecnológica, pasta, papel, energia, ambiente.

Daniel Martins
Mestrado em Biotecnologia ramo Molecular
Universidade de Aveiro (2012)
Áreas de Atividade :
Biotecnologia, genotipagem, certificação de identidade, microssatélites, investigação.

Daniela Dinis
Mestrado em Biodiversidade e Biotecnologia Vegetal
Universidade de Coimbra (2015).  
Áreas de Atividade :
Biotecnologia, genotipagem, certificação de identidade, delineamento de ensaios, investigação.

Filipe Louro
Mestrado em Ecologia
Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (2013)
Áreas de Atividade :
Ecofisiologia, stress hídrico, avaliação dendrométrica, instalação de ensaios, investigação.

Helena Silva
Mestrado em Ecologia
Universidade do Minho (2013).  
Áreas de Atividade :
Avaliação de ensaios de controlo de vegetação espontânea, gestão de vegetação, proteção florestal, investigação.

Inês Mota
Doutoramento em Engenharia Química e Biológica
Universidade de Porto (2017)
Licenciatura em Engenharia Biológica
Universidade do Minho (2005)
Áreas de Atividade :
Biorrefinaria, lenhina, compostos fenólicos bioativos, separação por membranas, adsorção.

Ivone Oliveira
Doutoramento em Química Analítica
Universidade do Porto (2002)
Áreas de Atividade :
Metais, resíduos, contaminantes, investigação

Joana Reis
Mestrado em Engenharia Química
Universidade de Aveiro (2008)
Áreas de Atividade :
Software Klims; Laboratório; Metodologias Analíticas.

Joana Santos
Mestrado em Biologia da Conservação
Universidade de Lisboa (2007)
Áreas de Atividade :
Produção de plantas, genotipagem, investigação, clonagem, instalação de ensaios

João Gomes
Mestrado em Aquacultura e Pescas
Universidade do Algarve (2014)
Licenciatura em Biologia
Universidade de Lisboa (2011)
Áreas de Atividade :
Proteção Florestal, Controlo Biológico, Reprodução Animal, Comportamento Animal, Sistemas de Informação Geográfica.

João Rocha
Mestrado em Geociências
Universidade do Minho (2011)
Áreas de Atividade :
Investigação em modelação ecohidrológica, GIS, geoconservação

Joel Silva
Licenciatura em Engenharia Florestal
Instituto Politécnico de Bragança (2007)
Áreas de Atividade :
Apoio técnico e Trabalho de campo.

Jorge Pedrosa
Mestrado Integrado em Engenharia Química
Universidade de Coimbra (2012)
Áreas de Atividade :
Matrizes Celulósicas; Tratamentos de superfície; Qualidade de Impressão; Materiais Compósitos.

Luis Acevedo-Muñoz
Mestrado em Gestão da Floresta e dos Recursos Naturais no Mediterrâneo,
Instituto Superior de Agronomia – Universidade de Lisboa (2016).
Áreas de Atividade :
Deteção remota, Gestão florestal, Sistemas informação geográfica (SIG), Inventário florestal, Investigação.

Luís Arede
Mestrado em Recursos Florestais
Escola Superior Agrária de Coimbra (2017)
Licenciatura em Engenharia dos Recursos Florestais
Escola Superior Agrária de Coimbra (2013)  
Áreas de Atividade :
Apoio técnico e trabalho de campo.

Luís Mota
Mestrado em Engenharia Agronómica
Universidade do Porto (2009)
Áreas de Atividade :
Gestão de pragas e doenças, Sistemas de Informação Geográfica, deteção remota.

Marco Lemos
Curso de Especialização Tecnológica (CET) de Gestão de Qualidade
Áreas de Atividade :
Preparação de amostras para o laboratório.

Maryam Nasirpour
Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais
Universidade de Aveiro (2013)
Áreas de Atividade :
Microfluídica, Eletrónica, Biosensores, Sala-Limpa, Investigação.

Pedro Carrasqueira
Doutoramento em Gestão – Ciência Aplicada à Decisão,
Universidade de Coimbra (2017)
Mestrado em Matemática Computacional,
Universidade do Minho (2002);
Licenciatura em Matemática Aplicada,
Universidade de Coimbra (1998);  
Áreas de Atividade :
Modelação Informação Florestal, Análise de Dados, investigação.

Raul Monteiro
Mestrado em Geomática
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2010).
Áreas de Atividade :
Sistemas de Informações Geográficas, Consultoria Florestal.

Rui Baião
Mestrando em Recursos Florestais,
Escola Superior Agrária de Coimbra.
Licenciatura em Engenharia dos Recursos Florestais,
Escola Superior Agrária de Coimbra (2012);  
Áreas de Atividade :
edafologia, climatologia, zonagem, estimativa, produtividade.

Sofia Duarte
Mestrado em Engenharia Química
Universidade de Aveiro (2015)
Áreas de Atividade :
Desenvolvimento de novos produtos, novas tecnologias, gestão de projetos, investigação, indústria da pasta e papel.

Susana Pereira
Doutoramento em Engenharia Química, ramo Bioengenharia
Universidade de Aveiro (2013)
Áreas de Atividade :
I&D, valorização de subprodutos, acompanhamento H2020 PAPERCHAIN

Tiago Ferreira
Pós-graduação em Biologia Aplicada,
Universidade de Aveiro (2017)
Áreas de Atividade :
Zonagem, Edafologia, Climatologia, Produtividade, Cartografia digital

Vítor Moço
Mestrando em Gestão Ambiental
Escola Superior Agrária de Coimbra.
Licenciatura em Engenharia dos Recursos Florestais
I.P.C. - Escola Superior Agrária de Coimbra (2009)  
Áreas de Atividade :
Zonagem Edafo-Climática, elaboração de cartografia digital.