18-10-2018 - Prémios

TECNICELPA 2018: Melhor Poster atribuído a Catarina Gonçalves

TECNICELPA 2018: Melhor Poster atribuído a Catarina Gonçalves
Catarina Gonçalves, Técnica Superior de Investigação Florestal do RAIZ, obteve o prémio de Melhor Poster, intitulado “Monitoring and Control of a new Eucalyptus pest, the bronze bug, Thaumastocoris peregrinus”, na XXIV Conferência Internacional da Floresta, Pasta e Papel - TECNICELPA 2018, que teve lugar em Aveiro, nos dias 11 e 12 de outubro. Este evento contou com a participação de aproximadamente 300 cientistas, produtores, técnicos e empresas de vários países, das áreas da floresta, pasta e papel.

No Poster “Monitoring and Control of a new Eucalyptus pest, the bronze bug, Thaumastocoris peregrinus”, Catarina Gonçalves abordou os principais trabalhos desenvolvidos pelo RAIZ, em colaboração com a Altri Florestal e com o Instituto Superior de Agronomia (Universidade de Lisboa), sobre a mais recente praga do eucalipto em Portugal, o percevejo-do-bronzeamento. Estes incluem a monitorização da expansão da praga no país, a sua bioecologia e o desenvolvimento de métodos de controlo, com destaque para o controlo biológico com um inimigo natural recentemente importado para estudos em quarentena.

Catarina Gonçalves é Licenciada em Biologia, pela Universidade de Lisboa (2003) e tem um Doutoramento em Entomologia, pela Universidade dos Açores (2012). Colabora com o RAIZ desde o ano de 2009 e, atualmente desempenha funções de gestão de projetos de Investigação e Desenvolvimento na área da Proteção Florestal, com destaque para a monitorização e controlo de pragas, doenças e infestantes, bem como apoio operacional e consultoria.


Se achou este artigo interessante, partilhe-o.