Projetos Internacionais de Investigação

A cada novo projeto, estamos mais próximos de um biofuturo.

Os projetos de investigação internacional, em que o RAIZ participa, concretizam o esforço conjunto de diversas entidades para a aceleração e consolidação de uma bioeconomia baseada na floresta de eucalipto.

LIFE No_Waste

Gestão de cinzas de biomassa e de resíduos orgânicos na recuperação de solos degradados: Um projeto-piloto definido em Portugal

O LIFE No_Waste pretende a avaliação, a demonstração e a disseminação do uso de cinzas, provenientes da combustão da biomassa florestal residual, na regeneração de solos degradados resultante de exploração mineira.
Programa de financiamento

Duração

48 meses (01.01.2016 - 31.12.2019)

Parceiros

The Navigator Company, RAIZ, EDM - Empresa de Desenvolvimento Mineiro SA, BLC3 - A Plataforma de Desenvolvimento da Região Interior Centro, Instituto Politécnico de Beja e Universidade de Aveiro.

website

PaperChain

Novos nichos de mercado para os resíduos da indústria de celulose e de papel com base no conceito de economia circular

O objetivo final é a validação à escala industrial para demonstração de novas aplicações para resíduos inorgânicos, como é o caso da substituição de fillers naturais e agregados por dregs e grits em misturas para asfalto e concreto.
Programa de financiamento

Duração

48 meses (01.06.2017 - 31.05.2021)

Parceiros

ACCIONA Infraestructuras, Akzo Nobel Functional chemicals, Boliden, Domsjö Fabriker AB, Storitve za gradbeno mehanizacijo Dušan Holešek s.p., Fundación Gaiker, Greenize, LGI Consulting SARL, Luleå University of Technology, Megavia, The Navigator Company, RAIZ, Sekab Biofuels and chemicals, SZ Infrastruktura, SP Processum AB, Sociedade de Pré-Esforçados de Aveiro SPRAL, Fundación Tecnalia R&I, Universitat Politècnica de Catalunya, Universidade de Aveiro, VIPAP e do The Slovenian National Building and Civil Engineering.

website

Provides

Processos para a obtenção de fibras de valor acrescentado usando solventes de baixo ponto eutéctico

O projeto foca o desenvolvimento de novos processos viáveis e sustentáveis para produção de pasta utilizando solventes de baixo ponto eutéctico. Como resultados, são esperados processos para a separação de lenhina, de hemiceluloses e de celulose a baixas temperaturas e pressões para a sua futura transformação em materiais e em químicos de valor acrescentado. Adicionalmente é também prevista a transferência do conhecimento criado para um conceito processual que possa ser avaliado em termos dos processos atuais de produção de pasta de papel e de fracionamento de produtos.
Programa de financiamento

Duração

36 meses (01.07.2015 - 30.06.2018)

Parceiros

The Navigator Company, Mondi, VTT, Voith Paper, University of Twente, Universidade de Aveiro, Stora Enso Oyj, Centre Techniques de l'Industrie, des Papiers, Cartons et Celluloses, Valmet, UPM, Sappi, Metsä e da SCA.

website

MySustainableForest

Desenvolvimento de aplicações para apoiar a gestão florestal baseadas em imagens de satélite de grande resolução

Este projeto, liderado pela empresa “GMV”, tem como objetivo o desenvolvimento de aplicações para apoiar a gestão florestal baseadas em imagens de satélite de grande resolução. O RAIZ está envolvido nas áreas da biometria florestal, informação florestal e ecofisiologia florestal, nomeadamente, na recolha de informação para a quantificação dos serviços de abastecimento de ecossistemas (produção de madeira) e regulação (clima, água, proteção do solo e biodiversidade).
Programa de financiamento

Duração

36 meses (01.11.2017 - 30.10.2020)

Parceiros

GMV Aerospace and Defense SA, RAIZ, Hrvatski Sumarski Institut, Mendelova Univerzita v Brne, Asociacion Forestal de Navarra, Forest Owners Association of Lithuania, Syndicat des Sylviculteurs du Sud-Ouest, Madera Plus Calidad Forestal S.L, Fora Forest Technologies SLL and European Forest Institute.

website