Peça mais informações sobre as atividades e os projetos de investigação florestal do RAIZ através do seguinte formulário
Percursos
Porque é que os eucaliptos se desenvolvem tão bem em Portugal? De onde vieram os eucaliptos e como chegaram à Europa? Qual é a planta mais alta do mundo? Qual a diferença entre uma planta indígena e uma exótica? Qual a diferença entre o bugalho e a bolota? De que forma os eucaliptais ajudam a proteger florestas naturais?
Estas são algumas das perguntas que vamos responder nos vários percursos botânicos da Quinta de S. Francisco. Atualmente, a Quinta de S. Francisco conta com cinco percursos botânicos definidos por diferentes graus de dificuldade, bem como um conjunto de estruturas de apoio (passadiços, sinalética direcional, identificativa e interpretativa) que facilitam a visita. Dispõe ainda de uma área de lazer, com mesas onde se pode fazer um piquenique.
Ao longo dos diferentes percursos o visitante será transportado para a flora de diferentes partes do mundo, com especial destaque para a flora australiana. Entre as várias espécies de ervas, arbustos e árvores, são os eucaliptos que se destacam pelo seu porte notável, sendo autênticos colossos vivos, que impressionam quem nos visita.
Entre as várias espécies de ervas, arbustos e árvores, são os eucaliptos que se destacam pelo seu porte notável, sendo autênticos colossos vivos, que impressionam quem nos visita.
1 - RAIZ - Instituto de Investigação da Floresta e Papel
2 - Metrosideros excelsa
3 - Antiga casa de Jaime de Magalhães Lima
4 - Escadaria entre exemplares centenários de E. smithii
5 - Eucalyptus globulus
6 - Cupressus lusitanica
7 - Arboreto de 1984
8 - Bambú (Phyllostachys viriglaucescens)
9 - Eucalyputs obliqua
10 - Montra tecnológica de Eucalyptus globulus
11 - Arboreto de 1984
12 - Passadiço junto da vala
13 - Fonte e Lago
14 - Parque de Merendas
15 - Sequoia sempervirens
1
Percurso 1: Jardins
2
Percurso 2: Bosque Caducifólio
3
Percurso 3: Entre Gigantes
4
Percurso 4: No coração da Quinta de S. Francisco
5
Percurso 5: Nos limites da Quinta de S. Francisco
01
Jardins
Pequeno percurso, que permite percorrer os jardins da Quinta de S. Francisco, que envolvem os edifícios e a antiga casa de Jaime de Magalhães Lima. Distância: 370 m |
Tempo: 5-10 minutos
02
Bosque Caducifólio
Percurso de pequena dimensão, mas muito variado que percorre o bosque caducifólio, o bosque ripícola, junto da vala e as manchas de bambu. Distância: 660 m |
Tempo: 15-20 minutos
03
Entre Gigantes
Percurso que dá a conhecer os exemplares notáveis de maior porte existentes na Quinta de S. Francisco. Distância: 910 m |
Tempo: 20-30 minutos
04
No coração da Quinta de S. Francisco
Percurso médio que passa pelo bosque caducifólio, bosque ripícola e arboreto de gimnospérmicas. Distância: 1,11 km |
Tempo: 30-40 minutos
05
Nos limites da Quinta de S. Francisco
Percurso de grande dimensão que circunda os limites da Quinta de S. Francisco, nele podem ser vistos os jardins, bem como o arboreto de eucaliptos que cresce nas encostas e no vale. Distância: 1,6 km |
Tempo: 45-60 minutos
Visitas
Horário
A Quinta de S. Francisco encontra-se aberta ao público todos os dias úteis, exceto feriados: 9h00 - 18h00
Visitas guiadas
9h00 - 12h30 e
14h00 - 18h00
Inscrições para visitas
Explore a Quinta na nossa fotogaleria
Contactos:
Curador: João Ezequiel
Telefone: 234 920 130
Morada: RAIZ - Instituto de Investigação da Floresta e Papel, Quinta de S. Francisco, Rua José Estevão (EN 230-1), 3800-783 Eixo, Aveiro, Portugal
Email: visitas.raiz@thenavigatorcompany.com
Regulamento para visitantes
O presente regulamento tem como objetivos regular as condições de acesso, funcionamento e segurança de todos os que desejem visitar a Quinta de S. Francisco, bem como garantir a preservação do património existente na mesma.
1. Todos os visitantes devem efetuar um registo na receção da Quinta de S. Francisco ou online, na webpage do RAIZ.
2. Não é permitida a entrada de animais domésticos ou a circulação de veículos.
3. As visitas de grupos à Quinta de S. Francisco devem ser sempre marcadas antecipadamente, de modo a que possam ser acompanhadas por um elemento do RAIZ.
4. É proibida a utilização da Quinta de S. Francisco como local para fazer reuniões, piqueniques ou ainda tirar fotografias ou fazer filmagens com propósitos comerciais.
5. As visitas devem ser feitas com o menor ruído possível de forma a minimizar a perturbação da fauna existente.
6. Por motivos de segurança e de forma proteger o património natural existente, os visitantes não estão autorizados a sair dos percursos existentes, trepar às árvores, entrar nos lagos, valas ou tanques, pisar as plantas, fazer inscrições em árvores ou recolher amostras de qualquer tipo (ramos, flores, folhas e frutos).
7. É proibido danificar estruturas construídas ou a sinalética existente.
8. É proibido fumar ou foguear na Quinta de S. Francisco.
9. É proibido deitar lixo para o chão. O lixo deve ser guardado até ser colocado em local apropriado.
10. Durante os períodos em que existam operações de manutenção na Quinta de S. Francisco, as visitas encontram-se suspensas por razões de segurança.
11. Todas as visitas à Quinta de S. Francisco serão interditas sempre que as condições meteorológicas (chuva e/ou ventos ≥30 Km/h) não permitam a sua realização em segurança.