A Camcore (Cooperativa para Conservação dos Recursos Genéticos de Coníferas do México e América Central) é uma organização sem fins lucrativos, sediada na North Carolina State University (Raleigh, NC, USA), que reúne empresas e instituições interessadas na conservação e melhoramento genético de diversas espécies florestais de interesse comercial. Entre os associados encontram-se empresas de vários países, das Américas, África e Ásia. Apesar de maioritariamente dedicada a espécies de pinheiros, esta organização trabalha com vários outros géneros florestais, nomeadamente Eucalyptus, Gmelina (árvore-boca-de-leão) e Tectona (teca).
Aproveitando a realização do seu Encontro Anual em Portugal, mais de 30 investigadores e associados da Camcore vieram conhecer melhor as atividades florestais e de investigação da nossa Companhia, dando a conhecer as instalações do RAIZ e algumas das suas propriedades florestais, designadamente em Mortágua e Valongo.
Nesta visita, que teve uma apresentação em sala dirigida por Nuno Borralho, Diretor da Investigação e Consultoria Florestal, a Camcore ficou a conhecer a estrutura e as áreas de atividade do RAIZ. Houve ainda tempo para visitar os nossos laboratórios, onde viram o que de melhor se faz ao nível da proteção florestal, ficando a saber mais sobre pragas e doenças do eucalipto, assim como as formas de as combater. Mostrámos também o que se faz ao nível do processo tecnológico, onde se falou sobre o fabrico de pasta e papel e os testes de qualidade sobre os nossos produtos.
O dia terminou com uma visita guiada à Quinta de S. Francisco, onde ficaram a conhecer mais sobre a história da mesma, os mitos e verdades acerca dos eucaliptos e a necessidade absoluta de termos florestas ecológica e economicamente sustentáveis. Estes últimos são valores que a nossa Companhia partilha com a Camcore.