Peça mais informações sobre as atividades e os projetos de investigação florestal do RAIZ através do seguinte formulário
Os projetos nacionais de investigação do RAIZ são desenvolvidos em parceria, principalmente com polos de investigação de universidades portuguesas, com a The Navigator Company e outras empresas nacionais.
Este trabalho de equipa e partilha de saber tem permitido progressos consolidados na área da investigação e desenvolvimento tecnológico, tendo já resultado no registo de patentes.
Missão Interface – Financiamento Base CTI
O Programa de Financiamento Base do RAIZ – Instituto de Investigação da Floresta e Papel decorre ao abrigo do Programa Missão Interface, destinado ao Centros de Tecnologia e Inovação, oficialmente reconhecidos (Despacho n.º 12688/2022 de 02/11/2022, Gabinete do Secretário de Estado da Economia), aplica-se a reforçar e capacitar o Instituto e, de forma particular, fomentar a sua articulação com a indústria, para assegurar uma eficaz transferência de tecnologia e valorização económica e social do conhecimento produzido.
Agenda TransForm – Transformação digital do setor florestal para uma economia resiliente e hipocarbónica
Agenda TransForm - Transformação digital do setor florestal para uma economia resiliente e hipocarbónica
A Agenda Transform é uma iniciativa nacional única que visa desencadear a transformação estrutural do setor florestal português, intervindo de forma concertada em toda a cadeia de valor, tendo como objetivos gerais: Inovar nas práticas de circularidade e resiliência nas cadeias de valor florestais; Impulsionar a transformação digital das cadeias de valor de base florestal; e Reforçar o papel das florestas para o objetivo da neutralidade de carbono
Inovação e Capacitação da Fileira do Calçado para a Bioeconomia Sustentável
O projeto integrado “BioShoes4All – Inovação e capacitação da fileira do calçado para a bioeconomia sustentável” previu 5 Pilares de Intervenção organizados em torno de objetivos concretos, visando novos bio e eco materiais, produtos, processos, tecnologias ou serviços para a Fileira do Calçado.
O projeto be@t tem como objetivo global a geração e consolidação de uma Fileira Nacional da Indústria Têxtil e Vestuário verdadeiramente inovadora, sustentável e circular.
Utilização de casca de ovo nanoporosa em cargas de tintas e papel
ShellutionPlus procura o desenvolvimento de cargas minerais biogénicas de forma inovadora e sustentável para a formulação de tintas e papel conciliando os desafios associados à gestão e processamento de um resíduo alimentar com o desempenho técnico dos novos produtos desenvolvidos. O principal objetivo do projeto é destacar o potencial deste carbonato de cálcio biogénico a partir da casca do ovo.
Ecossistema de Inovação Inteligente da Região Centro
O INOVC+ é um Programa Estratégico Especial de valorização do conhecimento científico e tecnológico que consiste na implementação de um projeto piloto de âmbito regional, que pretende, num contexto de trabalho em rede, envolvendo entidades não empresariais do sistema regional de ID&I e empresas, potenciar a valorização e a transferência de conhecimento e de resultados de atividades de ID&I para a economia regional. A missão do Projeto INOVC+ é consolidar um Ecossistema de Inovação Inteligente, aberto e inclusivo, incorporando uma oferta completa de recursos, infraestruturas e dinâmicas, com apostas transversais e sectorialmente orientadas, contribuindo assim para a sustentabilidade e competitividade da Região Centro.
ToxApp4NanoCelfi: “Uma abordagem de toxicologia preditiva para a caracterização dos potenciais efeitos respiratórios de fibras de nanocelulose funcionalizadas num sistema de co-cultura” (Refª PTDC/SAU-PUB/32587/2017). Promotores: INSRJ, RAIZ, UC, RAIZ; R3Forest: “Utilização de biomassa de exóticas para a recuperação pós-fogo: Reutilização, Regeneração e Reflorestação” (Refª PCIF/GVB/0202/2017). Promotores: Fciências.ID, RAIZ; FireProd: “Fogo controlado, risco de incêndio e produtividade do eucaliptal: da investigação à prática” (Refª PCIF/MOS/0071/2019). Promotores: UA, RAIZ.
Programa de financiamento
Duração
ToxApp4NanoCelfi - 42 meses (04.10.2018 - 03.04.2022); R3Forest - 36 meses (15.03.2019 - 14.03.2022); FireProd - 36 meses (01.03.2021 - 29.02.2024)
Laboratório Piloto
Laboratório Piloto em Biorrefinarias de Base Florestal - Reforço e Requalificação do RAIZ (R3)
O projeto pretende complementar a infraestrutura do RAIZ, com equipamentos piloto, que permitam a demonstração de tecnologias já testadas a nível laboratorial, e avaliação técnico-económica de processos e produtos, no domínio das Biorrefinarias e Bioprodutos, numa lógica de complementaridade às infraestruturas já disponíveis na Região Centro, e no País.
O projeto mobilizador, Move2LowC - Combustíveis de Base Biológica, tem como principal objetivo produzir biocombustível para os setores do transporte aéreo e rodoviário pesado de mercadorias e passageiros. Este projeto permitirá desenvolver racional tecnológico, até TRL 6, e um plano de exploração tecnológica que suporte o investimento na produção de biocombustíveis a uma escala comercial.
O projeto B2-SOLUTIONS assume um caráter inovador através da
conceção e desenvolvimento de formulações de bioplásticos e de biocompósitos B2-SOLUTIONS com recurso à incorporação de matérias-primas de origem natural, biológicas e/ou biotecnológicas, e de materiais biodegradáveis.
Projeto 45887: PDPI e-globulus + EcoTissue | Projeto 46477: PDPI Flocos + CelSmartSense | Projeto 46642: PDPI_IA+INPACTUS:SP+XOS+ECB+FP
Programa de financiamento
Duração
Projeto 45887: 36 meses (01.06.2019 - 31.05.2021); Projeto 46477: 36 meses (07.10.2019 - 06.10.2021); Projeto 46642: 36 meses (01.01.2020 - 31.12.2021)
Projeto de Comunicação Eficiente que promove a valorização da floresta e a divulgação de novos bioprodutos e bioprocesso de base florestal, para as Gerações do Futuro.
A Floresta do Saber é um projeto do RAIZ e conta com o apoio do Programa de Desenvolvimento Sustentável da Fundação Calouste Gulbenkian, reconhecido como Clube Nacional UNESCO. Projeto único em Portugal, assume-se como um laboratório da Floresta na Floresta, com iniciativas diversas dedicadas à sustentabilidade, à floresta e à bioeconomia digital e circular de base florestal.
Programa de financiamento
Duração
36 meses (01.09.2020 - 30.09.2023)
Parceiros
Fundação Calouste Gulbenkian.
IDTecFor
Consolidação da estrutura de Recursos Humanos em Investigação e Transferência de Conhecimento nos Domínios da Sustentabilidade da Floresta e Bioeconomia Florestal.
Instalação de competência na instituição de interface, através do apoio à contratação de recursos humanos altamente qualificados, para o desenvolvimento de atividades de transferência e valorização do conhecimento (TVC) para empresas, com vista à promoção da inovação nacional na cadeia de valor da Floresta.
Financiamento Plurianual de Base ao Centro de Interface Tecnológica (CIT)
Reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação.
Reforço de competências do Centro de Interface através da contratação de recursos humanos e aquisição de equipamentos, dando-lhe maior capacidade de posicionamento internacional ao nível do cluster da bioeconomia.
Grupo Operacional para a Instalação Eficiente de Povoamentos de Eucalipto.
Esta iniciativa pretende desenvolver uma ferramenta de gestão para instalação de povoamentos de eucalipto em minifúndio que determine a expectativa de produção, as melhores práticas silvícolas mediante diferentes ambientes e permita a redução de custos e de impactes sobre o solo.
Programa de financiamento
Duração
44 meses (02.05.2018 - 31.12.2021)
Parceiros
OFA - Organização Florestal Atlantis - Associação de Desenvolvimento Florestal (Líder); RAIZ - Instituto de Investigação da Floresta e Papel (Parceiro); Instituto Politécnico de Coimbra (Parceiro); ANEFA Associação Nacional de Empresas Florestais Agrícolas E Do Ambiente (Parceiro); JJM Esperança Lda (Parceiro); Leitão & Cavaleiro Silvicultura e Exploração Florestal Lda (Parceiro); Greenclon, Lda (Parceiro); Forestfin - Florestas e Afins, Lda (Parceiro).
Grupo Operacional para prevenção e controlo de Gonipterus platensis.
Diminuir os custos da aplicação de medidas de controlo, aumentar a sua eficácia relativamente aos métodos utilizados e previstos no Plano de Controlo para o inseto Gonipterus platensis (gorgulho-do-eucalipto), diminuir os riscos relacionados com o uso do controlo químico (otimização do seu uso) em articulação com formas de gestão de carácter preventivo e adaptar a diferentes escalas de intervenção (proprietário individual/grandes áreas).
Programa de financiamento
Duração
36 meses (01.10.2018 - 30.09.2021)
Parceiros
FORESTIS - Associação Florestal de Portugal, Associação Florestal do Baixo Vouga, Faculdade de Ciências e Tecnologia - Universidade Nova de Lisboa, Universidade de Coimbra, RAIZ, ISA - Instituto Superior de Agronomia, ICNF - Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, I.P.
INIAV - Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I.P.
Celpa - Associação da Indústria Papeleira.
Desenvolvimento de Produtos ECO-Inovadores pela incorporação de carbonato de cálcio biogénico (Resíduos).
O presente projeto visa a incorporação de resíduo/subprodutos de casca de ovo sem membrana, na indústria de produção de tintas e na indústria papel. O objetivo primário é substituir o carbonato de cálcio de origem geológica pelo biogénico, que permitirá conseguir carbonato de cálcio com um custo energético inferior, pois os montantes associados à extração e moagem são fortemente reduzidos no caso da casca de ovo, e com características que são insuperáveis em processos naturais ou sintético, incrementando propriedades aos produtos finais.
Programa de financiamento
Duração
24 meses (01.07.2018 - 30.06.2020)
Parceiros
Omya-Comital Minerais e Especialidades SA, The Navigator Company, Derovo - Derivados de Ovos SA, IPN-Instituto Pedro Nunes, RAIZ.
Inovação na identificação e produção de plantas melhoradas de eucalipto para enfrentar desafios atuais.
Os objetivos são, por um lado, disponibilizar novos materiais genéticos de eucalipto, produtivos, diversos, tolerantes a fatores climáticos adversos e com propriedades da madeira adequadas para produção de pasta e papel, a partir de material clonal melhorado independentemente pelas duas empresas de pasta e papel nacionais; e, por outro lado, desenvolver um sistema inovador, para produzir médio/miniestacas de eucalipto a nível operacional, melhorando a produtividade dos pés-mãe, o enraizamento das estacas e a qualidade das plantas que saem do viveiro.
Programa de financiamento
Duração
36 meses (01.10.2018 - 30.09.2021)
Parceiros
Navigator Forest Portugal, Navigator Paper Figueira, Viveiros do Furadouro (Grupo Altri), RAIZ.
Produtos e tecnologias para o setor do Eucalyptus globulus.
Desenvolvimento de produtos de cimento com base em resíduos inorgânicos e lamas biológicas. Adicionalmente serão também desenvolvidos processos de tratamentos para eliminação de compostos organoclorados em efluentes de branqueamento. O resultado esperado é a produção, à escala laboratorial, de geo-polímeros, cimentos, clinquer e biochar com potencial comercial. A demonstração de uma tecnologia piloto para a remoção de compostos organoclorados de efluentes fabris será um outro resultado previsto para este projeto.
Programa de financiamento
Duração
36 meses (1.10.2016 - 30.09.2019)
Parceiros
The Navigator Company, RAIZ, Universidade de Aveiro, Ventilaqua e Saint Gobain Weber.
Plataformas eletrónicas de base celulósica para biodeteção.
O projeto tem como objetivo a demonstração de plataformas eletrónicas flexíveis em matrizes celulósicas para a deteção de pHs por métodos de colorimetria e eletroquímicos, a avaliação técnica e económica das plataformas de biossensor produzidas e a validação dos novos produtos em aplicações reais, por exemplo no setor agroalimentar.
Programa de financiamento
Duração
21 meses (1.10.2016 - 30.06.2018)
Parceiros
Navigator Paper Figueira, RAIZ e CENIMAT/i3N (Universidade Nova de Lisboa).
Produtos e Tecnologias Inovadoras a partir do Eucalipto.
O Projeto Inpactus - Produtos e Tecnologias Inovadoras a partir do Eucalipto é um projeto de I&D estruturante. Este projeto pretende a criação de um Centro de Excelência Universidade-Indústria para fazer face aos desafios atuais das áreas de Pasta, de Papel e de Tissue, assim como nas áreas emergentes das biorrefinarias e dos bioprodutos. O principal resultado esperado é o estabelecimento de uma rede de competências para desenvolver novos produtos pasta, papéis UWF com características melhoradas e novas aplicações, processos otimizados de produção de papel tissue e produtos tissue melhorados e, produtos de biorrefinaria, desde biocombustíveis, compostos químicos até novos materiais celulósicos.
Programa de financiamento
Duração
48 meses (01.02.2018 - 31.01.2022)
Parceiros
Navigator Brands, Navigator Pulp Aveiro, RAIZ, Universidade de Coimbra e Universidade de Aveiro.
Gestão sustentável de Acacia spp: Controlo natural e outras metodologias para recuperação de habitats em áreas classificadas.
O objetivo é o controlo de plantas invasoras em áreas protegidas identificadas pelo consórcio, incluindo numa propriedade da companhia na região de Sines. Uma das atividades consiste no controlo biológico da acácia-de-espigas, da mimosa e da austrália (com inimigos naturais).
Programa de financiamento
Duração
36 meses (01.03.2017 - 28.02.2020)
Parceiros
Universidade de Coimbra, RAIZ, Câmaras Municipais de Vagos e Figueiró dos Vinhos.
E-Globulus
Plataforma online de transferência de conhecimento do RAIZ para a gestão florestal de povoamentos de eucalipto.
Projeto de comunicação e transferência de conhecimento da investigação do RAIZ - Instituto de Investigação da Floresta e do Papel através da disponibilização gratuita de uma plataforma online para auxiliar o planeamento de operações silvícolas visando uma gestão florestal sustentável caso-a-caso.
Programa de financiamento
Duração
24 meses (01.11.2017 - 31.10.2019)
Parceiros
RAIZ - Instituto de Investigação da Floresta e do Papel.