26-10-2021 - Prémios

Prémio António Portugal para Ana Filipa Lourenço

Prémio António Portugal - Melhor Tese de Doutoramento do CIEPQPF para Ana Filipa Lourenço
Ana Filipa Martins Lourenço, Técnica Superior do RAIZ, a efetuar atualmente trabalho de investigação e desenvolvimento na área Papel, foi vencedora do Prémio António Portugal - Melhor Tese de Doutoramento do CIEPQPF (ano de 2020), atribuído pela primeira vez pela Direção do Centro de Investigação em Engenharia dos Processos Químicos e dos Produtos da Floresta (CIEPQPF), ex aequo e por unanimidade, com o Doutor Rui Estevão Silva de Jesus Moreira. De sublinhar que esta Tese surgiu de um Doutoramento de base empresarial entre a Universidade de Coimbra e o RAIZ/The Navigator Company.

A tese de doutoramento, intitulada “Nanocelluloses in the production of fine papers: influence on the process and on the product quality” foi conduzida na Universidade de Coimbra sob orientação do Professor Paulo Ferreira e coorientação do Doutor António Gamelas e no RAIZ sob orientação do Eng. Pedro Sarmento.

Os trabalhos foram projetados para responder ao crescente interesse científico na procura por materiais sustentáveis e amigos do ambiente, bem como às necessidades da indústria, especificamente a indústria do papel, um setor cada vez mais competitivo e com uma forte componente de investigação e desenvolvimento de novos produtos com diferenciadas funcionalidades.

As nanoceluloses são um material com imenso potencial, tendo vindo a ser exploradas para as mais diversas aplicações, tendo surgido como o candidato perfeito na temática crucial da substituição dos plásticos, ou como aditivo na indústria alimentar, controlador reológico, para impressão 3D de diversas estruturas, entre muitas outras possibilidades. No trabalho conduzido foi possível explorar a influência das nanoceluloses no processo produtivo e na qualidade final de produtos papeleiros, tendo sido produzidos vários tipos diferentes de nanoceluloses, que foram adicionadas como aditivo na produção do papel, com os objetivos de melhorar a resistência do papel, aumentar o conteúdo de cargas minerais e melhorar a qualidade de impressão.

As conclusões permitiram aprofundar o conhecimento nesta área em franca expansão e dar os primeiros passos para a viabilidade industrial da sua aplicação. Como resultado do trabalho desenvolvido durante a tese, foram publicados 5 artigos científicos em revistas internacionais com revisão por pares, foi publicada uma patente nacional (com submissão de pedido internacional) e os resultados foram apresentados em 15 conferências internacionais da área.

O trabalho foi ainda selecionado para uma competição europeia de jovens investigadores na área da pasta e papel, promovida pela CEPI - Confederation of European Paper Industries, tendo a autora ganho o prémio “Blue Sky Young Researchers and Innovation Award – 2018 European competition”.

Adicionalmente estabeleceram-se importantes sinergias com outras instituições científicas nacionais e internacionais, em linha com as temáticas da tese, tais como o Instituto de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA, Portugal), o Programa de Celulosa y Papel (Instituto de Materiales de Misiones, Argentina) e a Universidade Pablo de Olavide (Espanha), tendo estas colaborações originado a publicação de 5 artigos científicos adicionais.


Se achou este artigo interessante, partilhe-o.