04-04-2019 - Quinta de S. Francisco

Dia Internacional das Florestas celebrado com mais de 750 crianças

Dia Internacional das Florestas celebrado com mais de 750 crianças
Como forma de celebração do Dia Internacional das Florestas, centenas de alunos, de diversas escolas do país, visitaram a Quinta de S. Francisco, entre os dias 19 e 28 de março.

No dia 19 de março, cerca de 150 alunos da Escola Básica Castro Matoso e da Escola Básica de Eixo participaram na reflorestação de uma área com 2500 m2, na Quinta de S. Francisco. Este projeto contou com o apoio da The Navigator Company (NVG) e teve aprovação do ICNF - Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas.

Para muitos dos alunos, esta foi a primeira vez que tiveram a oportunidade de plantar uma árvore tendo, ao mesmo tempo, uma verdadeira aula de campo, sobre a importância das árvores e da floresta para os ecossistemas.


Foram plantadas quatro espécies autóctones: o castanheiro (Castanea sativa), o carvalho português (Quercus faginea), o aderno (Phillyrea latifolia) e a zelha (Acer monspessulanum).

As três últimas espécies dizem respeito a novas adições que contribuem para o aumento da biodiversidade e dos habitats providenciados pela Quinta de S. Francisco. Em particular, os adernos plantados vieram da única floresta relíquia do país dominada por esta espécie, os adernais da Mata Nacional do Buçaco.

No decorrer da celebração do Dia Internacional das Florestas, mais de meio milhar de crianças visitaram a Quinta, no âmbito da Missão 360, promovido pela CELPA - Associação da Indústria Papeleira, e em colaboração com a Direção de Comunicação e Marca da NVG.

A Missão 360 é um projeto de visitas pedagógicas dirigidas à comunidade escolar do 1.º e 2.º ciclo do ensino básico, com o objetivo de promover a sensibilização ambiental. Durante estas visitas os alunos foram conduzidos por um dos percursos da Quinta de S. Francisco, numa viagem de descoberta do arboreto centenário e da biodiversidade existentes. Foi, acima de tudo, um momento educativo sobre a importância das florestas (naturais e de produção) e da sustentabilidade dos recursos naturais renováveis.

Houve ainda tempo para a diversão e a aprendizagem, providenciadas pelo jogo “Dá a mão à Floresta”.

Partilhamos algumas fotografias da celebração do dia da Floresta na Quinta de S. Francisco.



Se achou este artigo interessante, partilhe-o.