A obra, editada recentemente a nível Internacional, reúne os desenvolvimentos de 25 anos de investigação do Laboratório de Processos de Separação e Reação (LSRE) da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto na área da lenhina, com especial ênfase nos últimos anos. Este Livro inclui trabalho realizado em dois Projetos promovidos pela The Navigator Company e RAIZ: BioBlocks e Biorrefinaria Integrada na Industria de Pasta e Papel (BIIPP).
“Foi muito gratificante pertencer a este grupo de referência internacional, durante 7 anos (2009-2016), como investigadora responsável por esta área e ter concluído este livro com a mesma equipa. É um livro de referência na área e demonstra o elevado mérito de equipas portuguesas, que abrange vários níveis de conhecimento e disciplinas”, explica Paula Pinto.
“Foi um projeto desafiante pela complexidade do tema e a abordagem inovadora. Este livro é um marco na história do LSRE e do meu percurso académico” sublinha Inês Mota que iniciou o seu percurso no projeto BIIPP, em 2010, e prossegui os estudos académicos na área de separação de compostos de elevado valor acrescentado a partir de misturas reais, completando o Doutoramento em 2017.
Inês Mota tem Doutoramento em Engenharia Química e Biológica, pela Faculdade de Engenharia da Universidade de Porto (2017). É bolseira da área de Biorrefinaria no RAIZ desde 2017 e no Projeto inpactus desde 2018, desenvolvendo atividades de gestão do projeto e tarefas na área de lenhina, processos de desconstrução, caracterização de materiais e separação por membranas.
Doutora Paula Pinto e Doutora Inês Mota.
Exemplar do livro “An Integrated Approach for Added-Value Products from Lignocellulosic Biorefineries”.