Instituto de Investigação da Floresta e do Papel

O RAIZ - Instituto de Investigação da Floresta e do Papel é um centro de investigação privado, sem fins lucrativos, reconhecido como entidade do Sistema Científico e Tecnológico Nacional e como Centro de Interface - Centro de Valorização e Transferência de Tecnologia.

A sua ação pretende otimizar, numa ótica de custo/benefício, as vantagens competitivas da fileira silvo-industrial nacional e da The Navigator Company, garantindo a sua sustentabilidade.

Neste âmbito, desenvolve as suas atividades visando a produção e transformação de conhecimento em produtos, tecnologia e serviços nos domínios da floresta, pasta, papel e biorrefinarias de base florestal.

As atividades do Instituto são financiadas maioritariamente pela The Navigator Company, por outras entidades privadas, e por fundos públicos, nacionais e europeus.

 

Missão

Contribuir para a competitividade e sustentabilidade da fileira do eucalipto, da floresta ao produto:

  • Gerando conhecimento de excelência;
  • Prestando serviços e consultoria especializados;
  • Desenvolvendo soluções inovadoras promotoras de uma nova bioeconomia;
  • Promovendo a cooperação com universidades e centros de conhecimento de classe mundial;
  • Formando recursos humanos altamente qualificados e motivados.

Visão

Ser reconhecido a nível mundial como um centro de investigação de referência, promotor do desenvolvimento sustentável e da bioeconomia baseada na floresta do eucalipto.

 

Onde Estamos

O Instituto reparte a sua atividade entre três pólos de investigação:

Quinta de São Francisco

A Quinta de São Francisco, localizada a nove quilómetros da cidade de Aveiro, conta com edifícios administrativos, laboratórios de bancada, serviços centrais da sede, com uma área coberta de 2600 m2. Estes espaços foram alvo de uma renovação, no ano de 2017, contemplando atualmente novos laboratórios de apoio ao tissue e à área das biorrefinarias.

Parque de Ciência e Inovação

O Parque de Ciência e Inovação - Região de Aveiro é um espaço para a inovação e criatividade que permite a interação entre os recursos humanos com diferentes capacidades e diferentes setores, com o objetivo de estimular novos projetos empresariais ou de investigação que acrescente novas formas de valor. O RAIZ vai instalar-se neste local com dois laboratórios para desenvolver projetos na área das biorrefinarias.

Herdade de Espirra

Os viveiros de investigação, os parques de hibridação, o pomar de sementes e o laboratório de biotecnologia encontram-se na Herdade de Espirra, em Pegões.

Equipa de Investigação

A equipa de investigadores, técnicos e bolseiros do RAIZ trabalha em estreita articulação com as áreas operacionais (floresta e indústria) e corporativas da The Navigator Company.


Encontra-se, igualmente, envolvida numa vasta rede de universidades e centros de I&D, nacionais e estrangeiros.

51
Investigadores e Técnicos
35
Bolseiros de I&D